Valença do Piauí, 19 de abr, 2024

Agentes de saúde são excluídos de benefícios do PEMAQ. Veja

Cruz Castro e o secretário do sindicato Oliveira

Aconteceu nesta quinta-feira (08), uma reunião entre secretários municipais de saúde da região valenciana, membro da Secretária Estadual de Saúde e diretores estaduais do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (SINDACS). O objetivo da reunião era definir a participação dos agentes comunitários de saúde no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PEMAQ).

De acordo com o presidente estadual do SINDIACS Cruz Castro, os agentes comunitários de saúde estão sendo excluído da remuneração do programa, que por sua vez está beneficiando apenas os médicos, enfermeiros e dentistas.

O secretario geral do SINDIACS, Oliveira disse ao portalv1 que o PEMAQ é claro no que diz respeito à remuneração do programa. “Ele beneficia a equipe do programa da família e cita nominalmente os agentes de saúde, exatamente para não haver essa discriminação” afirmou. Após as discussões ficou definido que a questão será levada para a mesa de discussão na bipartiti para resolver o problema.

7 Comentários

Anônimo

O PMAQ pelo que entendo é um programa que depende de cadastramento de alguns profissionais envolvidos diretamente com a organização do Posto de Saúde; necessitam apenas de números dos CPF’s dos profissionais (MÉDICO, ENFERMEIRO, DENTISTA, TEC. ENFERMAGEM E TEC. DENTISTA); outra coisa, isso é um incentivo para estes profissionais como existe o incentivo para os ACS. Então vamos dividir o incentivo dos ACS com os demais profissionais! O enfermeiro e o Dentista passam, no mínimo, quatro anos e meio estudando para receber 2.600 (PELO MENOS ONDE TRABALHO É SÓ ISSO)e um incentivo que vem pra nos ajudar, todos querem meter a mão!!! Olha presidente estadual do SINDIACS Cruz Castro, se você lê o AMAQ vai ver que não tem coisas relacionadas aos ACS’s ; a não ser que reformulem tudo para coloca-los.

09 set, 2013 Responder

adriana

pois lá onde eu li tinha caro amigo pq vc se acha melhor q os acs? vcs podem trabalhar em outros hospitais nós não sua carga horária é 6 hs dia a minha é 8 quem trabalha mais eu ou vc? não é pq vc estudou mais q eu posso passar fome e vc não.

17 jul, 2014 Responder

Fernandes Melo de Carvalho Filho

meu nobre colega médico você vai na área tão pouco e ainda reclama o acs trabalha 8hrs por dia e os médicos sejam compreensivos e mais humanos somos equipe pense nisso.

27 nov, 2013 Responder

josé

Os ACS.tambem são cadastrados e tem um número de profissional e faz prestação de contas todo mês,diferente de assinar o termo de adesão depois de ser aprovado pela equipe de ESF.que são 15 membros.Aí, assina Os ditos profissionais que por via de regra são transitórios na unidade,permanente só os ACS.Esses profissionais assinam contrato como prestadores de serviço e pelo que sei com valores acordado.Voltando ao PMAQ,fala de valorização dos profissionais da equipe e isso é muito amplo.Celebrar um novo contrato com vinculação deste recurso no abstrato é muito vago.Querer ser o dono é no mínimo esquisito.Escolaridade,cada um com sua telha,não poderia fucionar a unidade só com nível superior,quando da sujeira a zeladora é muito importante.

24 jan, 2014 Responder

josé

Vinculação de recurso é proibido por lei e a forma que vejo tratando esse recurso é no mínimo esquisito.A falta de clareza deste programa é gritante.Diante de tudo isso fica a população esperando por melhorias.Ficaria satisfeito vendo o resultado positivo para população.

24 jan, 2014 Responder

Queila

o que realmente é este pmaq?que verba é essa que nunca chegou até nós.só manda,mas não é fiscalizado se realmente chega na nossa mão?estão esquecendo que vivemos no Brasil.

04 abr, 2014 Responder

osidia

porq q qd temos licença maternidade ou atestado não temos doreito de receber se e algo impossível de evitar

15 abr, 2015 Responder