Portal V1

Cuidado com arquivos SVG recebidos pelo Facebook Messenger

23/11/2016

Se você receber qualquer arquivo com a extensão “.SVG” no seu Facebook Messenger, recomendamos que pegue o telefone e ligue para o amigo que enviou o anexo.

“Por que ligar?”

Para avisar que a conta dele foi sequestrada — e muito provavelmente porque ele clicou em um link igual alguns minutos antes. Pois é, um novo malware está sendo disseminado na internet mundial para roubar informações pessoais dos usuários — incluindo nomes de usuário, contas e dados bancários quando disponíveis.

E a praga está sendo levada por meio de um link malicioso que está sendo enviado disfarçado de arquivo de imagem no formato já mencionado. Assim que a pessoa clica sobre ele, ocorre um redirecionamento para uma página falsa que imita o YouTube — e então é pedido para que seja instalada uma extensão no navegador.

22153224788038

Quando a extensão é instalada, o malware consegue roubar informações e mudar dados armazenados no sistema — incluindo logins e senhas de vários sites nos quais o usuário possui cadastro. Ao mesmo tempo, o malware também consegue sequestrar contas do Facebook para enviar o mesmo link para todos os amigos adicionados.

E aí tudo começa novamente!

Via TecMundo

Compartilhe

Deixe seu comentário