Portal V1

Dom Quixote realiza desfile e mostra a criação da Academia Piauiense de Letras

08/09/2017

Instituto de Ensino Dom Quixote

Na manhã desta quinta-feira (07), o Instituto de Ensino Dom Quixote abriu com louvor o Desfile Cívico de 7 de Setembro. Com o tema: “A Literatura Piauiense como elo entre a história e a cultura pela construção da Independência do Brasil”, o Desfile foi realizado em comemoração à Independência Política do Brasil, o qual contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Valença do Piauí e demais secretarias, bem como a dedicação total do Prof. Antônio José Mambenga e de toda a Equipe da SEME (Secretaria Municipal de Educação), em especial, do Secretário Municipal de Educação Prof. Kássio Gomes.

O Instituto de Ensino Dom Quixote discorreu sobre A CRIAÇÃO DA ACADEMIA PIAUIENSE DE LETRAS, que é o órgão máximo das letras no estado, fundada em 30 de dezembro de 1917 com sede em Teresina.

Foi criada por um grupo de intelectuais no salão do Conselho Municipal; a intenção inicial era organizar, em Teresina, um grêmio literário, tendo por fim a cultura da língua e o desenvolvimento da Literatura Piauiense.

O grupo era formado por expressivos nomes da intelectualidade de então; a sessão pioneira foi presidida pelo poeta Lucídio Freitas e assim escolhida a primeira diretoria da Academia. Lucídio Freitas sabia que não estava fazendo apenas um clube sócio-literário, mas, contudo, edificando uma parte da história do Piauí.

A Academia de Letras não seria algo efêmero, mas sim, a consolidação de um Piauí contemporâneo que valorizasse acima de tudo a sua cultura. Hoje, o palacete que sedia a Academia situa-se na Avenida Miguel Rosa em Teresina e leva o nome de: Casa Lucídio Freitas. Após a criação da Academia Piauiense de Letras, formaram-se as academias de Campo Maior, Picos, Valença do Piauí, Parnaíba, Floriano e Piripiri.

O Príncipe da Literatura Piauiense Antônio Francisco da Costa e Silva, é considerado o maior poeta telúrico do Piauí e teve grande destaque na ala com sua obra Zodíaco.

A beleza do desfile ficou estampada em cada detalhe por meio da decoração dos carros alegóricos, das roupas, performances e coreografias das alas que foram compostas por: fundadores da Academia Piauiense de Letras, Zodíaco, O Aboio, Rio das Garças, Cores da bandeira do Piauí, Expansão da Academia, Acadêmicos Atuais, Pelotão dos Pais e ex-alunos, Pelotão dos alunos fardados, as balizas, bem como a banda que acompanhou todo o trajeto e a ala dos Professores que fechou com chave de ouro a participação do IEDQ no Desfile Cívico.

O Desfile passou pela principal rua da cidade, sendo aplaudido com grande entusiasmo e emoção pela sociedade valenciana, e foi encerrado na Praça Getúlio Vargas.

O Instituto de Ensino Dom Quixote agradece e parabeniza todos os pais, alunos e colaboradores que abrilhantaram de forma inenarrável a participação no Desfilo Cívico de 7 de setembro.

          

.

 

 

Compartilhe

Deixe seu comentário