Portal V1

Festa da Invenção da Santa Cruz acontecerá de 1º a 3 de maio

13/04/2018

Santa Cruz dos Milagres

Romeiros de várias partes do nordeste se prepararam para Festa da Invenção da Santa Cruz que acontecerá nos dias 01, 02, e 03 de maio em Santa Cruz dos Milagres.

A celebração é considerada a terceira maior romaria do Nordeste e reúne católicos de várias partes do país. De acordo com o pároco e reitor do Santuário, Padre Raniery Alencar, a programação começa às 06h da manha do dia 1º de maio com procissão com saída do Sindicato dos Trabalhadores Rurais até o novo Santuário, onde será celebrada a Santa Missa. As 15h haverá a acolhida aos romeiros e celebração na Matriz, mesmo local da Missa às 19h.

O novo Santuário, que levou quase seis anos para ser construído, através das doações dos fiéis, tem capacidade para mais de 3.500 mil pessoas

No dia 02 serão celebradas missas às 07h na Matriz, 09h no Novo Santuário, 11h na Matriz e 19h no Novo Santuário. Das 22h as 05h da manhã haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz.

Dia 03 de maio a programação terá inicio às 06h da manhã com Exercício Espiritual da Invenção da Santa Cruz, celebrações às 11h na Matriz, 14h no Novo Santuário, 15h na Matriz e às 19h acontecerá a Santa Missa com a comunidade local e lojistas na Igreja Matriz.

Padre Raniery Alencar e o arcebispo Dom Jacnto

A Invenção da Santa Cruz é a primeira das três grandes romarias que acontecem todos os anos em Santa Cruz dos Milagres, que reúne cerca de 30 mil romeiros que ficam instalados ao redor do Novo Santuário e da Igreja Matriz. Para oferecer um maior conforto, ano passado foi inaugurado 80 banheiros.

SAIBA MAIS

A devoção a Santa Cruz já alcançou o terceiro lugar entre as maiores romarias do Nordeste. A história iniciou no final do século XIX, com a revelação do primeiro milagre por intercessão da Divina Santa Cruz, na qual a filha de um vaqueiro, que já estava desenganada, ficou curada após banhar-se no Olho D’água da Santa Cruz. A partir daí, a devoção começou a ser propagada e é cultivada até hoje pelos devotos de todo o Brasil.

Igreja Matriz

Ao longo do ano o Santuário celebra três eventos importantes, que atraem inúmeros romeiros de vários estados, que chegam com um único desejo: tocar a Santa Cruz, gesto com mais de duzentos anos de tradição.

A primeira festa é no dia três de maio, em que os fiéis celebram a Invenção de Santa Cruz. Na ocasião, os devotos, em sinal de penitência, se ajoelham, beijam o chão cem vezes e rezam a Ave-Maria.

Em setembro acontecem os Festejos do Santuário, os mais importantes do calendário local. Já novembro é marcado pelo Encontro dos Santos. O novo Santuário, que levou quase seis anos para ser construído, através das doações dos fiéis, tem capacidade para mais de 3.500 sentadas e foi inaugurado no dia 10 de janeiro de 2016.

Apoio: ascom

Compartilhe

Deixe seu comentário