Portal V1

Fórum discutiu a violência domestica e familiar em Valença. Fotos

14/08/2013
O evento aconteceu no auditório do SENAC

O evento aconteceu no auditório do SENAC

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizou nesta quarta-feira (14), o I Fórum de Enfrentamento a Violência Domestica e Familiar. O evento aconteceu no auditório do SENAC e contou com a presença da presidenta do conselho Mauricelia Sousa, presidenta da câmara vereadora Ielva Melão, secretária de assistência social Maria do Ó, gerente do SESC SENAC Nayra Tyanne, secretária de educação Ceiça Dias, gerente da 7ª GRE Walmaria Moura, secretária de saúde Claudia Roberta, entre outras autoridades. O prefeito Walfredo Filho foi representado pelo controlador do município Evandro Nogueira.

Mesa redonda, debates, documentário, propostas e apresentações culturais fizeram parte do fórum que teve ainda a participação das autoridades policiais e judiciárias, alem das palestrantes estaduais Josy Pires e Ana Valeria ligadas a SASC.

Entre as principais propostas apresentadas estava a indicação de que o município faça uma repactuação com o estado no sentido de viabilizar a vinda da delegacia da mulher e da casa abrigo. A criação de um fundo para o conselho da mulher e a aquisição de um transporte também foi aprovada pelos participantes. A presidenta do conselho Mauricelia Sousa disse ao Portalv1, que o relatório do fórum será enviado a prefeitura e para as demais autoridades para uma maior agilidade das propostas e das ações envolvendo processos de agressões contra as mulheres.

Mauricelia Sousa afirmou ainda que o fórum foi positivo seja pela participação física das pessoas ou pelo conteúdo apresentado. Ela informou que dia 27 de agosto acontecerá um fórum estadual em Teresina e a ideia é apresentar o relatório do fórum valenciano. Ficou definido também que dia 25 de novembro (Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher) será realizada uma manifestação em Valença onde já se espera o cumprimento de alguma dessas propostas aprovadas no fórum.

.

Compartilhe

Deixe seu comentário