Portal V1

Luciana Martins: Portalv1 estreia Coluna Espaço Saúde. Clique e veja

18/04/2013

saudeEnvelhecer com saúde

A coluna Espaço Saúde abordará as questões do processo do envelhecimento bem como o papel da Terapia Ocupacional como facilitadora no sentido de minimizar os impactos causados para o idoso. Abordaremos assuntos que vão desde patologias relacionadas ao envelhecimento bem como informações que poderão trazer auto-suficiência e independência nas atividades da vida diária, como, orientações domiciliares, orientação familiar, vestuário e outros que você vai poder acompanhar no dia a dia na nossa coluna.

E para iniciar vamos falar sobre o processo do Envelhecimento e de como pode ser agradável e tranqüilo. O envelhecimento é um processo natural, gradativo e contínuo, que começa no nascimento e se prolonga por todas as fases da vida.  Apesar de não haver um momento específico que defina uma pessoa como idosa, a idade de 65 anos tem sido tradicionalmente associada a essa fase da vida por sinalizar o momento em que, nas sociedades industrializadas, as pessoas geralmente deixam a força de trabalho.

O conceito de envelhecimento saudável refere-se ao processo de envelhecimento que não vem acompanhado de incapacidades ou doenças debilitantes. Pessoas que envelhecem de forma saudável podem manter uma vida ativa e saudável até morrerem de velhice. O declínio de várias funções do corpo humano em decorrência da idade não é usualmente considerado como doença, apesar de essa distinção não ser tão clara algumas vezes. Por exemplo, a dificuldade em aprender um novo idioma e a tendência ao esquecimento são considerados sintomas normais do envelhecimento.

Entretanto, um declínio mental mais grave, envolvendo perda extrema da memória recente e a capacidade de aprender e de compreender o ambiente, embora comum na idade avançada, é considerado doença. E são esses aspectos que a família deve observar e acompanhar juntamente com um profissional de saúde, para que depois não venha se tornar um problema que irá afetar tanto o idoso quanto a família.

Outro aspecto importante do envelhecimento é o estilo de vida, evitar fumar, abusar de álcool e drogas, manter peso e dietas saudáveis e exercícios regulares ajudam as pessoas a evitar doenças. E naturalmente fatores econômicos definem o acesso das pessoas aos cuidados médicos disponíveis.

Fatores sociais também têm um papel importante na saúde dos idosos, pois pessoas de idade que mantém contato social regular, seja o cônjuge, amigos ou grupos externos, apresentam um nível mais baixo de problemas médicos. A adoção de um estilo de vida mais saudável pode prevenir e até reverter alguns tipos de declínio, independente da idade. E o mais importante o apoio da família, o cuidado, atenção e o carinho são ingredientes que com certeza fazem a diferença na vida daqueles que já cuidaram de você.

 

Dra. Luciana Martins

Terapeuta Ocupacional

Compartilhe

Deixe seu comentário