Portal V1

TRE-PI mantem decisão e novos vereadores serão empossados em Valença

12/03/2018

TRE-PI

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) em sessão realizada nesta segunda-feira (12) manteve a decisão que cassou o registro de candidatura dos vereadores Nonatin Soares, Benoni Sousa, Ariana Rosa, Fatima Caetano, Stenio Rommel e Leonardo Nogueira, além de todos os suplentes das coligações Compromisso com Valença I e II que sustentaram a campanha da prefeita Ceiça Dias.

Os desembargadores rejeitaram por unanimidade os Embargos de Declaração impetrados pela defesa e acusação que tentavam esclarecer se houve duvidas, omissão ou contradição no julgamento realizado em setembro do ano passado.

Com a decisão, o TRE-PI irá fazer a publicação e após esse ato a presidência do TRE-PI solicitará ao Cartório Eleitoral de Valença, que faça uma nova recontagem de votos e aponte os seis vereadores mais votados, sem a presença das duas coligações ora cassadas.

Também, após a publicação, os vereadores afastados poderão recorrer da decisão em Brasília com o objetivo de retornarem aos seus postos até uma decisão final do pleno do Tribunal Superior Eleitoral.

Um levantamento feito em setembro pelo servidor federal Ailton Carvalho apontou após um levantamento feito com base nos números das eleições 2016, que os seis vereadores que tomarão posse após a recontagem são: Vanildo Castro, Joaquim Filho, Garotinho Dhone, Edilsa do Vale, Geane Vieira e Iara Costa.

Veja o vídeo divulgado logo depois da sessão pelos advogados Luís Francivando e Wallyson Soares.

 

Decisão do TRE-PI repercute nas redes sociais e no meio politico

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral em manter a decisão de cassar todos os vereadores das coligações Compromisso com Valença I e II nesta segunda-feira (12) teve grande repercussão na cidade de Valença. Nas redes sociais, uma parte das pessoas se manifestou favoráveis e outras contra a decisão que mudará a configuração do parlamento municipal.

O vereador Rubens Alencar visitou a redação do Portalv1 para falar sobre a decisão que segundo o parlamentar veio em boa hora. (Veja entrevista abaixo).

Passado esse primeiro momento a expectativa é pela publicação da decisão desta segunda-feira pelo Diário da Justiça. Após essa publicação é que será determinada a recontagem dos votos para se conhecer os seis suplentes que assumirão o parlamento, assim como abrirá espaço para os seis vereadores afastados recorrerem a Brasília.

A vereadora Iris Moreira ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão do TRE-PI. Nas redes sociais, a vereadora se manifestou com uma frase da musica: ‘’Pra não dizer que não falei das flores’’ de Geraldo Vandré que diz “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”.

 

Compartilhe

3 Comentários

  1. Antonio Alves de Araújo em 12/03/2018 às 15:09

    E agora vereador que chamou os advogados de palhaços (Patati-Patatá) como fica?

  2. TIAGO OLIVEIRA em 12/03/2018 às 20:48

    agora o bicho vai pegar!!! A as coisas agora em valença terão um novo desenho.

  3. MARREIROS em 14/03/2018 às 22:19

    QUERO DIZER TODOS DO LEGISLATIVO E DO EXECUTIVO,
    A SOCIEDADE VALENCIANA ESPERA O MELHOR DE TODOS
    DURANTE OS QUATROS ANOS.

Deixe seu comentário