Portal V1

TRE-PI retoma julgamento de Valença nesta terça-feira

11/09/2017

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), retomará nesta terça-feira, 12 de setembro, o julgamento da ação que trata da cassação e inelegibilidade por 8 anos, de 17 suplentes de vereadores de Valença das Coligações Compromisso com Valença I e II, que deram sustentação a campanha da prefeita Ceiça Dias, que venceu a disputa pela prefeitura em 2016.

Segundo a Justiça Eleitoral, as duas coligações fraudaram a legislação no que diz respeito aos registros de candidatura do sexo feminino, cuja legislação determina que 30% das vagas sejam ocupadas por mulheres.

De acordo com o advogado Wallyson Soares, a decisão terminou empatada em três a três e nessa terça-feira será decidido se mantem a cassação dos 17 suplentes como determinou a 18ª Zona Eleitoral em dezembro ultimo ou se cassa a chapa completa.

Nos dois casos, segundo o vereador haverá mudanças no parlamento municipal uma vez que esses 17 candidatos obtiveram juntos 1.629 votos, que serão excluídos para se obter uma nova configuração no parlamento ou seja vereadores eleitos podem perder a cadeira e suplentes podem ser empossados se mantida a cassação original.  

Compartilhe

Deixe seu comentário