Portal V1

Vereadores de Pimenteiras aprovam PPA e orçamento para 2018

05/12/2017

Vereadores de Pimenteiras

Os parlamentares pimenteirenses voltaram a se reunir nessa segunda-feira (04), para a 21ª sessão ordinária do Poder Legislativo. Com a presença de oito dos nove vereadores, pois o vereador Gilberto Soares não compareceu. Na sessão, os vereadores aprovaram em segunda votação por unanimidade os projetos 20/17, que estima a receita e fixa despesa para o Exercício de 2018 e o de numero 21/17, que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2018/2021.

Ainda no Pequeno Expediente foram lidos projetos de autoria do Executivo Municipal, que concede titulo de honra ao mérito às pessoas que prestaram serviços relevantes ao município e o que fixa os parâmetros e autoriza o pagamento de indenização em virtudes de danos causados a imóveis particulares por obras realizadas pelo município.

Sobre os dois projetos, os vereadores já anteciparam as discursões sobre os valores das indenizações e a falta de critérios em relação ao local dos imóveis danificados, ou seja, para os vereadores, as indenizações da zona rural não podem ser o mesmo valor do centro da cidade.

Já em relação à concessão de títulos de honra ao mérito. Os vereadores Toizim e Amysthânio Alves entendem que a lista deveria ser individualizada, assim como ela deveria incluir pessoas já falecidas e com os mesmos méritos. Os projetos foram encaminhados pelo presidente Rogerio Mota para as comissões.

Já no Grande Expediente, o vereador Toinzim pediu informações sobre o porquê do não funcionamento da UBS do bairro Vila Nova, inaugurada em julho desse ano. De acordo com o vereador, o posto de saúde está pronto e para quem acompanhou as matérias veiculadas na época pensa que está funcionando. O vereador pediu que a gestão municipal providenciasse imediatamente o retorno dos canais da Globo e SBT no município.

Com a palavra, o vereador Edvar João voltou a cobrar melhorias nas estradas, iluminação e no abastecimento d’água no município. Ele reconheceu os avanços da gestão, especialmente no que diz respeito ao pagamento em dia dos servidores, mas disse que a gestão precisa fazer mais sobre tudo na recuperação das estradas vicinais. Ele agradeceu o voto de confiança da população e reafirmou que vem fazendo sua parte enquanto parlamentar.

O vereador Jander Nogueira pediu que o Executivo analisasse a possiblidade de fazer um convênio com o banco Bradesco para beneficiar os servidores que desejarem celebrar contratos consignados com a instituição financeira. Segundo o vereador, o banco apresenta as menores taxas do mercado, por isso à importância do convênio.

O vereador Reinaldo Paiva comentou sobre as dificuldades que os agricultores estão tendo para conseguir tirar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) no município. Ele afirmou que o documento é expedido pelo Emater, que por falta de estrutura precisa do apoio da Secretaria Municipal de Agricultura. Ele afirmou que o DAP é hoje o principal documento do homem do campo, que não pode ser penalizado pela gestão.

O vereador Zé Ota voltou a reclamar da falta de segurança no município. Para o vereador está mais do que na hora das autoridades municipais se manifestarem sobre o problema. Ele, no entanto, reconheceu a dedicação do comandante do GPM de Pimenteiras Cruz que vem fazendo um grande trabalho, mas que não pode cobrir sozinho um município do tamanho de Pimenteiras com a quantidade de policiais existentes.

Compartilhe

Deixe seu comentário