Câmara Municipal de Valença do Piauí

Praça Jose Martins, 106 – Centro – Valença do Piaui-PI Fone 89 3465 1034 Cep 64.300-000. email camaramunicipaldevalencadopi@gmail.com

Vereadores realizam sessão com aprovação de projetos e requerimentos

03 de mar, 2015
Poder Legislativo Municipal

Poder Legislativo Municipal

Reunidos em sessão ordinária nesta sexta-feira (27), os vereadores valencianos aprovaram requerimentos, moção, pedidos de vistas e projetos de leis em beneficio da comunidade. A vereadora Ielva Melão solicitou da prefeitura municipal a restauração de ruas no bairro Amando Lima, que segundo a parlamentar apresenta vem prejudicando e muito a trafegabilidade no bairro. Ielva Melão chamou a atenção para a importância de realizar um estudo mais aprofundado nos bairros valencianos em relação à trafegabilidade e planejamento das ruas abertas.

O vereador Wilton Nunes solicitou do Executivo Municipal a doação para a Igreja de São José no bairro Morada Nova de um terreno localizado ao lado da igreja. De acordo com o vereador o terreno servirá para aumentar a presença da igreja no bairro um dos mais carentes de nossa cidade.

Já o vereador José Itamar apresentou uma Moção de Aplauso ao ex-delegado da policia civil de Valença Dr. Maycon Braga pelos relevantes serviços prestados no município. Para o vereador o trabalho do delegado e sua equipe foram fundamentais para a diminuição da criminalidade, violência contra a mulher e combate as drogas, além de se mostrar como um grande administrador ao liderar a reestruturação completa da delegacia regional.

Os vereadores Ielva Melão, Benedito Gomes, Benoni Sousa e o presidente Getulio Gomes enalteceram o trabalho do delegado que de forma serena realizou um trabalho brilhante na avaliação dos vereadores. José Itamar pediu ainda que o conteúdo da moção seja enviado aos superiores do delegado que segundo o parlamentar sai de Valença de cabeça erguida. Na mesma sessão, o vereador também apresentou requerimento pedindo a limpeza e manutenção dos banheiros publico da Praça Getulio Vargas cujo mau cheiro vem incomodando as pessoas que moram ou passam pelo local.

Já o vereador Benoni Sousa requereu da secretaria de obras a recuperação de um mata burro na comunidade Mesa de Pedra.

Na Ordem do Dia os vereadores aprovaram três projetos um regulamentando o salário dos servidores municipais ativos e inativos com o valor do piso nacional aprovado em janeiro pelo governo federal e dois projetos que denominam os ginásios poliesportivos do Vale –verde que se chamará Ursulimo da Silva Torres projeto de autoria do vereador Wilton Nunes e do bairro Morada Nova que será batizado de Fernando Isidorio de Abreu por indicação do vereador Valdefran Vieira.

O vereador José Itamar pediu vistas do projeto que fixa o salário dos agentes comunitários de saúde. Pelo projeto de lei os agentes receberão mensalmente R$ 1.014 reais mais insalubridade de 10%. O vereador justificou seu pedido afirmando que o projeto foi lido dia 20 de fevereiro sem o devido parecer das comissões legislativas.

A discussão do pedido de vistas foi aparteado pelos vereadores Ielva Melão e Wilton Nunes que concordaram com o colega, inclusive apontando erros no projeto como a não inclusão dos agentes de endemias no projeto que também tem direito ao piso nacional. Presentes a sessão, os agentes de saúde também reclamam do valor de 10% de insalubridade oferecida pela prefeitura, quando o ministério do trabalho, através de um laudo técnico aponta que os profissionais tem direito a 20% de insalubridade.

Foram lidos e enviados para as comissões dois projetos de lei um de autoria da vereadora Ielva Melão que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e um que concede titulo de cidadania valenciana ao jornalista José Luiz de Paiva Igreja de autoria do vereador Wilton Nunes.