Portal V1

ADAPI realiza atividades contra a Peste Suína Clássica na divisa com Ceará

14/12/2018

Veterinários da agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), juntamente com o técnico do órgão em Pimenteiras, Joaquim Lopes, realizaram na ultima segunda-feira (11) um levantamento na divisa com o estado do Ceará para evitar a contaminação em terras piauienses da Peste Suína Clássica, que já foi encontrada no estado vizinho.  

Também conhecida como cólera suína, a peste é uma doença viral contagiosa que afeta somente suínos domésticos e selvagens, sem riscos à saúde humana e outras espécies animais, mas causa prejuízos para os produtores, pois os porcos precisam ser sacrificados para que o vírus, que é contagioso e causa alta mortalidade entre os suínos, não chegue a animais sadios.

Até o momento foram registrados quatro casos de peste suína clássica (PSC) no Ceará nas cidades no distrito de Mulungu em Groaíras, Santa Quitéria e Forquilha.

A recomendação é que as pessoas que residem nas imediações da fronteira entre os dois estados que não adquiram animais do Ceará, onde surgiram os focos da doença. A comissão também se reuniu com o prefeito Venicio do Ó, na qual solicitaram apoio na divulgação da campanha.

Compartilhe

Deixe seu comentário