Carreta Amigos do Peito realiza apenas 90 atendimentos em Valença

A carreta do Programa Amigos do Peito da Secretária de Estado da Saúde que realiza exames de mamografia não conseguiu fechar os 120 atendimentos previstos para a cidade de Valença. A informação foi repassada pela coordenadora do programa Ana Emília Melo que informou das 120 vagas abertas para Valença apenas 90 foram usadas o que foi visto pela coordenação como falta de organização do município que não conseguiu oferecer a logística necessária para atender a demanda.
De acordo com a mesma para ter acesso aos exames, as mulheres de 50 a 69 anos de idade deveriam procurar a unidade de saúde mais próxima para pegar o encaminhamento e viabilizar o atendimento.
Segundo Ana Emília, a equipe municipal teve 4 dias para viabilizar esses atendimentos, num entanto apenas 90 atendimentos foram realizados o que é incompatível com os números de outras cidades, cuja demanda é sempre maior do que a oferta.
Ela informou que todas as mulheres que são atendidas e que apresente alguma anomalia serão encaminhadas para a realização de exames posteriores na rede de saúde. A carreta que irá agora para as cidades de Inhuma e Barra D´alcântara ficou estacionada em frente a prefeitura municipal.
Outro lado
A secretária de saúde Ielva Melão afirmou que o problema não foi causado pela saúde municipal e sim pela forma como se deu os entendimentos entre o município e o governo do estado.
Segundo Ielva Melão, a saúde municipal foi informada da vinda da carreta na quinta-feira, através de um oficio que foi entregue por uma liderança politica local e não de forma oficial entre órgãos como é o certo nessas parcerias.
Ela comentou sobre a falta de tempo para essa articulação em tão pouco tempo e em um período festivo. “Difícil articular em tão pouco tempo com uma população e em um fim de semana festivo” disse. Outro problema segundo Ielva Melão foi com as requisições que tinham que ser solicitadas pelos médicos.