Contagem regressiva: Salão do Livro do Piauí começa dia 02 de junho
Na última quinta-feira (18) foi lançado o 15º Salão do Livro do Piauí (Salipi) em um evento que aconteceu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piaui.
Estiveram presentes no evento autoridades, escritores, livreiros, estudantes, pessoas apaixonadas por leitura e cultura. Na ocasião o Reitor da UFPI, Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou o Salipi como o evento lítero-cultural mais importante do Piauí. O evento contou com apresentação do cantor oeirense, Vavá Ribeiro.
“Desde quando assumi a reitoria da UFPI que tinha como objetivo trazer o Salipi para a Universidade. A UFPI adotou o Salipi como quem adota um filho, é para sempre e por tempo indeterminado, então eu reafirmo que enquanto eu estiver a frente da reitoria da UFPI as portas estarão abertas para a realização deste evento e para essa parceria tão exitosa que tem acontecido durante esses anos”. Destacou.
No período de 2 a 11 de junho o público poderá conferir no Espaço Cultural Rosa dos Ventos na UFPI, uma programação diversificada com feira de livros, bate-papo literário, apresentações artísticas, musicais, espaço infantil e muito mais. Serão 10 dias de atividades voltada para literatura, arte e cultura.
Na noite de lançamento o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes apresentou ao público a programação do evento. “O Salipi quer englobar todas as pessoas desde a criança até a pessoas da terceira idade, teremos programação para todos os públicos”.
O Salipi repetirá o sucesso dos anos anteriores trazendo autores de projeção nacional e regional. Dentre os nomes estão Marcelo Rubens Paiva, Sergio Coah, Sueli Ramalho, Nei Lopes, Marcelino Freire, Samir Machado, Edmilson Caminha, Antonio Risério, Luiz Felipe Pondé, Rossandro Klinjey, Carlos Newton, Isabela Freitas, Gustavo Lacombe, Raphael Fontes, Eneas Barros, Thalita Rebouças, dentre outros. E esta semana foi confirmada a presença do escritor e músico Tico Santa Cruz, que mais uma vez vem conversar com o público piauiense.
O homenageado deste ano é Odilon Nunes, considerado o pai da historiografia no Piauí. Também serão homenageados os centenários da fundação da Academia Piauiense de Letras, o centenário da polemica exposição da Anita Malfatti, centenário do livro O Zodíaco de Da Costa e Silva. E para fechar o evento com chave de ouro o público vai assistir ao show do grupo Biquíni Cavadão, no dia 11 de junho.
Com informações da Ascom/Salipi