Valença do Piauí, 23 de abr, 2021

Festa dos 100 anos do Padre Marques emociona Valença. Veja fotos

Padre Raimundo Nonato de Oliveira Marques
Padre Raimundo Nonato de Oliveira Marques

A sociedade valenciana prestou neste sábado (13) uma bela homenagem ao Padre Raimundo Nonato de Oliveira Marques que comemorou seus 100 anos de vida, sendo 75 deles dedicados a vida sacerdotal. As comemorações foram divididas em três momentos iniciando com um desfile de ex-alunos do colégio Santo Antônio (fundado pelo homenageado), que depois de muitos anos voltaram a vestir a farda do colégio para homenagear o ex-diretor que comandou o desfile em carro aberto.

A celebração na Igreja de Nossa Senhora do Ó e Conceição foi marcada por muita emoção, homenagens e presentes ao aniversariante que acompanhou todos os momentos da celebração onde inclusive foi um dos có-celebrantes. Entre os presentes anunciados a construção de uma estatua em tamanho natural a ser construída em frente ao colégio Santo Antônio alegrou o homenageado. O anuncio foi feito pelo grão mestre da Confraria do Divino Espirito Santo, José Igreja que ao lado da sua esposa Auxiliadora Igreja fizeram uma doação inicial de R$ 5 mil reais. Após a celebração foi servido um jantar comunitário no Sindicato dos Trabalhadores Rurais a todos os presentes.

O padre Klebert Viana falou da importância do homenageado. “É um homem que chegou a essas terras com a missão de evangelizar e foi além construindo um legado por meio da educação, marco de sua vida e da sua presença aqui em Valença. Nós vimos aqui uma demonstração de carinho e reconhecimento como nunca se viu aqui” afirmou.

O historiador e secretário de cultura Antônio José falou da participação do padre na vida educacional. “Ele fez um grande trabalho em prol da educação deste povo. Ele teve a coragem de no final dos anos 40 de trazer a educação para Valença num momento em que ela estava cambaleando e esse trabalho é reconhecido em Valença no Piauí e em todo o Brasil” reconheceu.

A rigidez no aprendizado e na postura dos alunos foi lembrado pelo radialista Raimundo Brancâo. “Ele ficava na porta se não tivesse usando o uniforme completo voltava pra casa imediatamente e para chegar ao ginásio era feito um teste para ver se o aluno estava qualificado. Passar nesse teste era o mesmo que passar no vestibular hoje” disse.

Um dos momentos mais esperados da programação foi à fala do homenageado que agradeceu a todos pela participação na festa do seu centenário. Os 36.500 dias de vida do Padre Marques repercutiu imediatamente nas redes sociais. Todos reconhecendo seu legado como sacerdote e educador.

“Valença do Piauí, em peso, parou para celebrar o Centenário do Reverendo Padre Raimundo Nonato de Oliveira Marques. Ícone da vida eclesiástica e um dos maiores educadores do Piauí. Com invejável lucidez ele discursou e participou da missa. Instantes que ficarão marcados para sempre em nossas memórias” afirmou o professor Kássio Gomes.

.

 

8 Comentários

Antônio Carlos Reis

Parabéns querido Pe. Marques!!! A Confederação Valenciana se orgulha de ti pelo teu legado como baluarte da religião, da educação e da disciplina.

Um forte abraço do ex-discípulo,

Antônio Carlos Reis
Eletricitário, Advogado e Contador.

15 fev, 2016 Responder

João Nélio [email protected]

Parabéns Pe. Marques!
Um momento especial e de renovação. Valença está em festa, onde se comemora o centenário de vida do Grande Benfeitor Valenciano.

João Nélio Fernandes

16 fev, 2016 Responder

Pedro M. Pimentel

Parabéns, Pe. Marques, meu padrinho e adotivo pai! Referência ímpar do meu salto de civilidade… Sim, também estive a desfilar, nesse dia 13/2/2016, junto aos meus Colegas Ginasianos do Colégio Santo Antônio. Em sua fonte de Educação com disciplina, continuarei a saciar-me da cristã e inquebrantável fé no Deus Criador, da determinação em referência de crescimento enquanto pessoa humana, da gratidão e respeito ao meu próximo. Necessário também é reconhecer o esforço hercúleo da sua sobrinha e nova Mãe adotiva Maria do Amparo Coêlho Oliveira, pelo abnegado desprendimento com que cuida do Tio, por tão artística e espirituosa construção e coordenação das homenagens daquele dia. Penitencio-me, todavia, porque sem a necessária antecedência ao evento, não consegui publicar alguma experiência do nosso convívio com o Pe. Marques, nem recitar ou mesmo cantarolar a valsa “Bodas de Prata do Colégio Santo Antônio”, dentre tantas peças outras de sua intelectualidade musical e poética. Meu sinceramente profundo agradecimento por me haver acolhido em sua administração. E o Deus Criador nos proteja, agora e sempre! Abraços afetuosos da Família do Pedro M. Pimentel.

17 fev, 2016 Responder

Inaldo Matias

Que bom ouví-lo.

Fomos alunos 1ª série ginasial do Colégio Santo Antonio em 1972. Meu nome é Inaldo Matias. Eu morava em uma daquelas casas da Paróquia, próximas à ponte do rio Caatiguuinha, na rua Cinéas Veloso.

27 maio, 2016 Responder

Inaldo Matias

Tenho procurado nas redes sociais colegas do Colégio Santo Antônio, que estudaram na 1ª série A, de 1972.Principalmente aqueles que ainda mantém vínculos com Valença. Lembro de alguns: Pedro Pimentel, Pedro Rufino, Gaudêncio Veloso Jr., José do Patrocínio (Dedé), Natan e seu irmão Noasson, José Carlos.
Inaldo Matias – Natal RN
[email protected] ou [email protected]

27 maio, 2016 Responder

Benedito Morais Neto

Ao nosso maior educdor parabeens por essa inesquecível data,que Deus o abençoe para sempre pelo seu carater e contribuição em nosso estado, pois moro em São Paulo, mas me esqueço da contribuição que me ajudou e ajuda, continuo agradecendo à nossa disciplina

19 fev, 2016 Responder

Maria do Socorro Soares Lima

MARIS DO SOCORRO SOARES 21/02/2016 É com muitas recordações e saudade do tempo q estudei no Colégio Santo Antônio de Valença Piauí.Tendo como diretor e dono desta instituição de ensino,este grande padre,q não só ensinava os ensinos fundamentais como doutrina da igreja católica.Mesmo dias depois quero parabenizar-lo pelo os cem anos q Jesus lhe concedeu e com a bênção de Deus há de viver por muito mais tempo ainda.

21 fev, 2016 Responder

José Izaelo T.dos Anjos

QUERO PARABENIZAR O QUERIDO Padre Raimundo Marques pelos cem anos,foi ele que me batizou há 67 anos atrás.Que Deus lhe abençoe sempre.Umabraço forte no senhor e em todos da minha querida valença.

17 jul, 2016 Responder