Valença do Piauí, 20 de abr, 2025

Ministério Publico solicita fotos sobre a morte de peixes em Valença

sinobilino
Promotor Sinobilino Pinheiro da Silva Junior

O Ministério Publico, através do promotor Sinobilino Pinheiro da Silva Junior requisitou da direção do Portalv1 copia de todo o material fotográfico produzido na reportagem (Peixes são encontrados mortos no Rio Caatinguinha) publicada no dia 29/08, que mostrou a mortalidade de dezenas de peixes nos rios São Camilo, Tranqueira e Caatinguinha. A morte dos peixes segundo os agricultores foi motivada pela degradação dos rios que não conseguem mais avançar no seu curso normal, devido à intervenção humana ao longo dos tempos e a falta de uma política seria de preservação. Entre os rios ameaçados está o Riacho Caatinguinha que deu origem a cidade de Valença do Piauí e abre o hino municipal.

No oficio enviado à redação do Portalv1, o promotor lembrou a gravidade de assunto abordado na matéria e reconheceu que cabe ao Ministério Publico a defesa dos direitos difusos, coletivos, individuais indispensáveis, bem como a ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais relativos ao meio ambiente.

O caso será apurado através de um Inquérito Civil Publico, onde será solicitado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMAR) a realização de uma pericia nos rios citados dentro da cidade a fim de verificar as causas da poluição ambiental e apontar responsáveis (pessoa física ou jurídica) e indicar soluções para a recuperação dos rios. O material solicitado pelo Ministério Publico ao Portalv1 será encaminhado nesta sexta-feira (13)

.

 

3 Comentários

Daniel Sousa

É isso aí doutor, salve o nosso rio.

13 set, 2013 Responder

Rafael Almeida

O mais engraçado é que faz mais de 20 anos que isso acontece e só agora despertaram! o que será?

14 set, 2013 Responder

gregório Araújo

Amigos de Valença do Piauí, e a quem interessar é notório que o Brasileiro só fecha a porta depois de roubado, todos nós sabemos que o problema dos rios Brasileiros incluindo os de Valença do Piauí estão degradados, poluídos à dezenas de anos, primeiro foi construido casas as margens dos rios nem fossa existia como não bastasse na zona urbana existe vários postos de lavagem de veículos auto motores sem nenhuma condição de funcionamento usando produtos corrosíveis onde todos sem são levados para os rios que correm dentro e nas proximidades do centro urbano, quem é o culpado? Todos, população, governo, a Justiça, Ministério Publico em fim todos, quero aqui parabenizar o portal V1 por está matéria e pedir que não pare, se entregou o material exigido pelo ministério publico agora está na hora de juntos cobrarmos um solução pois este é um órgão que através das leis pode ser o caminho para a solução.

14 set, 2013 Responder