Pesquisadores da UFPI realizarão inquérito domiciliar sobre Covid-19 no Piauí
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (PPGSC), ligados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), e do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEN) iniciarão a coleta de dados do Inquérito sorológico de infecção pelo novo coronavírus e fatores associados em diferentes grupos etários, projeto aprovado pelo CNPq.
A equipe da pesquisa é coordenada pelo professor Márcio Mascarenhas, formada por pesquisadores e mestrandos da UFPI. Além disso, o inquérito conta com anuência da Secretaria Estadual de Saúde, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI.
O principal objetivo desse estudo é estimar a soroprevalência de infecção pelo Coronavírus (SARS-CoV-2), ou seja, a proporção de casos de infecção em determinada parcela da população. Além disso, o estudo analisará a associação do vírus com aspectos epidemiológicos em diferentes grupos etários.
Para realizar esse projeto, os pesquisadores farão entrevistas em domicílios sorteados em Teresina, Parnaíba e outros 44 municípios do estado. A amostra é de 4.000 pessoas, que serão submetidas a um questionário padronizado. Serão obtidas informações sobre:
a) aspectos demográficos individuais;
b) aspectos socioeconômicos;
c) sintomas potencialmente relacionados à Covid-19 nos 15 dias anteriores à entrevista, diagnóstico médico prévio de doenças relacionadas ao prognóstico da Covid-19, utilização de serviços de saúde nas duas semanas anteriores à entrevista e adoção total, moderada, leve ou não adoção das medidas de distanciamento social;
d) conhecimentos, atitudes e práticas em relação à Covid-19;
e) vacinação contra Covid-19;
f) Covid persistente (longa) e consequências da doença.
Após a entrevista, será realizada coleta de amostra de sangue para sorologia, a ser analisada no LACEN-PI, além de teste-rápido no momento da abordagem. É importante que os entrevistados apresentem documento de identificação (CPF ou RG) e o comprovante de vacinação contra Covid-19.