Valença do Piauí, 20 de jul, 2024

Prefeitura de Valença do Piaui realiza evento em alusão ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Valença do Piauí, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira (28), no Centro Social Urbano (CSU), uma Ação de Saúde, em alusão ao Outubro Rosa. A campanha Outubro Rosa é realizada todos os anos para conscientizar a população sobre o câncer de mama, a fim de promover informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença.

“Hoje estamos fazendo atendimento ginecológico, nutricional, fisioterapêutico, também temos a equipa das academias, exames ginecológicos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, temos também a triagem da ginecologista para ser feita posteriormente os exames de ultrassom e raio x da mama”, pontuou a secretária Katiane Costa.

Ela disse ainda que a ação dessa quinta-feira envolve os postos de saúde da sede do município, no entanto todos os postos da zona rural também estão realizando ações nesse sentido.

Disse também que a Secretaria de Saúde está realizando outras duas frentes, entregando novos equipamentos para os postos de saúde e outra na espera da conclusão da triagem nas outras 14 cidades do entorno para a realização de 100 cirurgias de catarata em valencianos que estão previstas para acontecer em dezembro próximo no Hospital Regional de Valença.

A secretária de assistência social, Suzana Alexandrino, destacou a importância da parceria entre as secretarias. “A secretária Katiane nos convidou e nós podemos dá nossa colaboração porque nós conseguimos mobilizar muitas mulheres, principalmente as mães do SCFV e do Criança Feliz, trouxemos um pouco de alegria com a Capoterapia, pois é muito importante essa ação para chamar a atenção para a prevenção não só do câncer de mama, mas também do câncer de colo uterino, nós precisamos estar atenta o ano inteiro chamar a atenção para esse problema, então nós viemos para somar e contribuir”, disse.

Além dos atendimentos, a ação em saúde realizou atividades extras, como massagens, corte de cabelos, sobrancelhas, entre outras ações.


 

Colaboração fotos: Van Damme Vale

0 Comentário