Portal V1

Reforma da Matriz de Valença será entregue neste sábado

14/01/2020

Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição

A cerimônia de dedicação da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição será realizada próximo dia 18 de janeiro às 17h. O ritual será conduzido pelo Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito, que juntamente com o pároco padre Klebert Viana abrirão as portas da igreja para comunidade.

A cerimônia de benção iniciará na igreja de São Benedito seguindo em procissão até a matriz, onde deve acontecer o rito de dedicação. Na tradição católica sempre que um templo é construído deve ser feito a consagração/inauguração, termo mais conhecido como dedicação.

Por ocasião da grande reforma na qual foi submetida a matriz esses últimos anos e por não haver registro de que já tenha sido dedicada, será realizado o rito solene.

Celebrado pelo bispo a cerimônia é rica em significados, destacam-se quatro elementos essenciais: a aspersão com a água benta, a deposição das relíquias dos santos, a unção sagrada do altar e da igreja, a incensarão, a iluminação, e tudo isso, dentro da Celebração Eucarística.

Este momento é esperado com ansiedade pelos fiéis da paróquia que há mais de dois anos aguardam a conclusão da reforma e o retorno das celebrações na casa da padroeira. Toda comunidade é convidada a participar desse momento festivo da igreja.

Por: Fabiana Santos

Compartilhe

Deixe seu comentário