Valença do Piauí, 20 de jul, 2024

Secretaria de Meio Ambiente de Valença do Piauí realiza I Fórum da Agenda 21 no município

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira 04 de novembro, o I Fórum da Agenda 21 no município. O evento aconteceu na Câmara de vereadores e teve como pauta a apresentação do Programa Agenda 21, Formação do Conselho e discussão do plano de ação local.

Participaram do fórum a secretária de Comunicação Mauricelia Sousa, a secretária de Trabalho e Emprego Patrícia Nunes, a advogada Camila Cortez Presidente da subcomissão de meio ambiente da OAB, o vereador e representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Devaldo Nunes, o Diretor do IFPI de Valença Antenor Fortes Bustamante, também estiveram presentes Representantes do Conselho Tutelar, outras Entidades e sociedade Civil.

O programa Agenda 21 foi instituído no município pelo decreto 024/2021- GAB de 26 de abril deste referido ano, que visa a parceria entre o governo municipal e a sociedade civil. A Agente Ambiental Yara Lopes, que apresentou do programa Agenda 21, fala sobre a Agenda 21 e a importância de instituir o programa no município.

“A proposta da Agenda 21 é bem antiga, ela foi discutida na rio 92 ou seja, tem aproximadamente 30 anos dessa ideia da instituição da Agenda 21 no mundo, na época foi constatado que cada país deveria desenvolver suas ações individuais e o Brasil começou a desenvolver a partir de 2003, muitos estados e muitas cidades já tem a agenda 21 instituída e como aqui a gente não tem, nós buscamos trazer logo esse instrumento geral de desenvolvimento sustentável, baseados nos aspectos sociais, econômicos e ambientais”, frisou Yara Lopes.

Yara Lopes, ainda explica a necessidade da realização do evento, “nós decidimos implementar no município justamente com uma apresentação da ideia, porque a partir dessa apresentação será possível que a população, que a comunidade, que a sociedade organizada, que as entidades saibam da existência, saibam da vontade da atual gestão de implementar a estratégia no município e possam contribuir com isso”, explicou a Agente Ambiental.

Secretário de Meio Ambiente Adnan Lima, conta que esse é o início de um trabalho que visa levar conhecimento e elevar as discussões sobre o meio ambiente e sustentabilidade. “Estamos dando o ponta pé inicial com a Agenda 21 aqui em Valença com o intuito realmente de trazer conhecimento para nossa sociedade, uma das intenções dele é a questão do melhoramento sócio ambiental para nossa população, da nossa comunidade, trazendo informações de como a nossa sociedade pode sobreviver ajudando o meio ambiente”, disse Adnan.

O vereador Devaldo Nunes parabenizou a equipe do meio ambiente pela iniciativa e destacou a importância dessa discussão para sociedade, diante da necessidade de se preservar o meio ambiente e de promover uma agricultura familiar sustentável.

O conselho formado neste I Fórum da Agenda 21 foi composto pelo Secretário de Meio Ambiente Adnan Lima, pela Agente Ambiental Yara Lopes, pelo Biólogo e Assessor Rodrigo Ribeiro e pelo Analista de Projeto Ambiental Venilson Costa. Após esse primeiro encontro o conselho da Agenda 21 vai programar novas reuniões para discussão dos eixos temáticos com representantes do poder público, privado e sociedade civil.

0 Comentário