Valença do Piauí, 12 de jul, 2024

Secretaria de Meio Ambiente de Valença do Piauí realiza oficina de compostagem e dia de Campo no povoado Aparecida

A Secretaria de Meio Ambiente de Valença do Piauí, realizou nesta última terça-feira 26 de outubro, uma oficina de compostagem e o dia de Campo no povoado Aparecida.

A oficina foi ministrada pelo biólogo Rodrigo Ribeiro, que ensinou como fazer o reaproveitamento do lixo orgânico, dando instruções de como gerar um adubo natural sem substâncias químicas com uma composteira doméstica.

O dia de campo foi apresentado pelo técnico agrícola e analista ambiental, Venilson Costa, que expôs a importância do plantio nas áreas de conservação permanente. Após a explicação e juntamente com a comunidade a equipe realizou o plantio de mudas de ipê-amarelo, jatobá, angico, dentre outras espécies.

A mudas foram plantadas em áreas degradadas e próximo a nascentes, a ação busca o resgate das áreas prejudicadas pelos desmatamentos, e assim, reestabelecer a conservação ambiental do povoado.

A ocasião faz parte de uma das etapas do Projeto de Conservação do Solo, Água e Biodiversidade município, tendo sido feito em um primeiro momento a recuperação de nascentes na localidade Aparecida e também por meio do plantio das espécies nativas em áreas de desmatamento.

Com esse trabalho, a Secretaria de Meio Ambiente reforça seu papel de contribuição na instrução da população, desta forma, promove melhorias ambientais para o município, além de garantir que ações dessa magnitude possam ser observadas e aproveitadas pelas presentes e futuras gerações.

0 Comentário