Valença do Piauí, 09 de dez, 2021

Seguro desemprego só pode ser solicitado pela internet

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) parou as atividades por conta da pandemia de Covid-19. Quem precisa do serviço, não consegue de forma presencial e deve procurar o atendimento via internet.

“Vim aqui pela terceira vez para dar entrada no meu seguro-desemprego e quando eu chego encontro desse jeito, fechado. Quero uma posição do Sine. É um direito da gente, a gente trabalhou”, reclama um trabalhador que foi até o posto no centro.

Para solicitar o benefício, o interessado deve acessar o site gov.br/trabalho. O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão. 

“No ato do preenchimento das informações, após concluir esse processo, o trabalhador já vai ter a resposta se ele teve o seguro-desemprego deferido, quantas parcelas são, o valor dessas parcelas e a data que esse dinheiro estará disponível para saque do trabalhador”, explica a auditora fiscal Flávia Lorena. 

O trabalhador que possui conta na Caixa, pode sacar o benefício em uma agência. Quem não possuir a conta no banco, pode procurar uma lotérica ou usar o cartão-cidadão.

“Se a pessoa não conseguir o benefício, pode recorrer. Se não conseguir pela web, o trabalhador pode entrar em contato com o número 158 para tirar dúvidas”, informou.

A Superintendência Regional do Trabalho no Piauí teve que alterar o número de Whatsapp feito para orientar os trabalhadores a darem entrada no Seguro Desemprego.

O superintendente Philippe Salha informou que houve um problema na primeira linha e agora o novo Whatsapp é 32226077. Além do atendimento pelo aplicativo, trabalhadores também poderão tirar dúvidas através do e-mail  [email protected] .

Philippe Salha explica que os canais estão disponíveis para  informar os trabalhadores.  “Lá não é para dar entrada no Seguro Desemprego, mas para orientar o caminho”, esclarece.

Fonte: cidadeverde

0 Comentário