Sisu 2022: matrícula para aprovados na UFPI começa nesta quinta-feira
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou que as matrículas dos aprovados na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 começam nesta quinta-feira (3) e vão até sexta-feira (4).
Segundo a instituição, as matrículas deverão ser realizadas exclusivamente on line, por meio do site oficial. A submissão de documentos para os candidatos que concorreram às vagas reservadas às políticas de ações afirmativas (Cotas Renda, Deficiência e Etnia e Raça) ocorrerá a partir das 8h do dia 3 de março às 18h do dia 4 de março. Já a submissão da documentação básica para solicitação de matrícula institucional acontece a partir das 8h do dia 7 de março até às 18h do dia 8 de março.
O edital com os procedimentos e o cronograma para a matrícula institucional dos candidatos que pretendem ingressar nos cursos de graduação da UFPI, na modalidade presencial, foi divulgado no último dia 18 de fevereiro pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG).
Confira as datas e a documentação necessária para realizar a matrícula no edital.
Matrícula para estudantes cotistas
Para estudantes selecionados para vagas do sistema de cotas, a UFPI informou que é necessário comprovação de situação socioeconômica e/ou comprovação de deficiência por meio da submissão on-line de documentos no período estabelecido no cronograma. O candidato que pretende preencher vaga facultada à pessoa com deficiência, conforme a Lei n°13.409/2016, deverá passar por avaliações para comprovar a deficiência.
“Os candidatos pretos, pardos ou indígenas passarão também por uma etapa de heteroidentificação que consiste em uma análise a ser realizada pela Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial para comprovação da condição exigida pela cota. O edital esclarece todos os requisitos necessários para que o procedimento de heteroidentificação ocorra de forma adequada”, declarou a instituição.
Após cumprir a etapa das cotas, o estudante deverá realizar a submissão da documentação básica para a matrícula institucional, que deve ser feita por candidatos cotistas que tiverem a documentação aprovada e por candidatos de ampla concorrência. Para efetuar a matrícula institucional, o candidato classificado deverá acessar o site www.ufpi.br/matriculagraduacao e submeter documentação correspondente ao tipo de vaga que concorreu.
Fonte: Portal Clube News