Portal V1

Vacinação contra a gripe H1N1 em Valença começa dia 30 de abril

12/04/2016
Valença do Piaui

Valença do Piaui

A secretária de saúde de Valença Ielva Melão confirmou para o dia 30 de abril o Dia D de vacinação contra a Influenza em Valença. De acordo com a secretária de saúde as doses da vacina contra gripe H1N1 estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Valença e pontos estratégicos na sede e na zona rural do município no Dia D de vacinação.

Após esse período as vacinas serão ministradas nos postos de saúde de Valença.

Ainda segundo Ielva Melão o público alvo da campanha são: idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão e outros), profissionais de saúde, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de idade; detentos e funcionários do sistema prisional.  A Campanha desse ano deve se estender até o dia 20 de maio.

Em tempo

Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Sintomas

Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são febre alta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e indisposição. Segundo especialistas, é importante adotar alguns cuidados de higiene básicos para evitar a propagação da doença, como lavar as mãos regularmente, usar álcool em gel e evitar aglomerações sempre que possível.

Compartilhe

Deixe seu comentário