Valença do Piauí, 20 de jul, 2024

Vacinação contra o Vírus HPV será nesta terça e quarta em Valença

Sec. municipal de saúde
Sec. municipal de saúde

Será realizado nesta terça e quarta-feira, 23 e 24 de setembro respectivamente a campanha de vacinação contra o Vírus HPV em Valença do Piauí. A vacina que já está em sua segunda etapa é destinada a meninas entre 11 e 13 anos de idade.

A vacinação se concentrará nos postos de saúde do município, onde os responsáveis devem comparecer de posse do cartão de vacina com as adolescentes.

É importante lembrar que quem ainda não tomou a primeira dose deve comparecer também aos postos de saúde que irão funcionar até às 13h. Nessa campanha não haverá vacinação nas unidades escolares que devem liberar esse publico para tomar a vacina.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.

HPV – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

0 Comentário