Valença do Piauí, 15 de jan, 2021

Valença entre as cidades com o maior número de notificações de dengue

Dengue

A cidade de Valença está entre as cidades do Piauí com o maior número de casos de dengue. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. Pelos números foram notificados 160 casos em Valença e 12.739 casos em todo o estado. A capital Teresina lidera o ranking com 7.083 notificações, seguida por Piripiri com 536 e de Parnaíba com 551 notificações.

A Secretaria da Saúde alerta para a prevenção da doença. O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. “Por isso é sempre bom manter estes recipientes fechados, como uma caixa d’água, por exemplo,”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista.

No primeiro semestre desse ano em diversas oportunidades foi pedido atenção por parte dos vereadores no sentido de conscientizar a Secretaria Municipal de Saúde do combate a dengue no município, os vereadores Ielva Melão, Lindomar Amâncio e Joaquim Filho se revezaram na tribuna pedindo mais firmeza da secretaria de saúde no sentido de intervir principalmente nos terrenos baldios da cidade, cujos proprietários se são notificados não respeitam a notificação.

Em seus pronunciamentos os vereadores solicitaram ainda da Secretaria de Saúde uma maior resolutividade para minimizar a falta de medicamentos, a falta de médicos e mais humanidade no atendimento vista que pessoas ainda são obrigadas a dormir ao relento para conseguir uma ficha para se consultar. A existência de pessoas contaminadas com o calasar também norteou os discursos na Tribuna do Legislativo Municipal. Tantos problemas deixaram a Secretaria de Saúde em fevereiro com uma avaliação negativa de 75,33%, da população segundo dados do Instituto Captavox.

0 Comentário