Valença do Piauí, 16 de jan, 2021

Veja as fotos da Festa da Beleza Negra em Valença

Beleza Negra em Valença

Palestras, oficinas de dança e percussão, estética, serigrafia fizeram parte da programação da Caravana da Juventude Quilombola realizada por toda semana passada em Valença. O evento fez parte da Semana da Consciência Negra comemorada em todo o Brasil como forma de lembrar a contribuição do negro na nossa formação. A programação se encerrou no sábado (17) com a Festa da Beleza Negra, onde foi escolhido o mister e a rainha. O concurso realizado no Kanto Azul foi vencido pelos jovens André Oliveira e Elisanete Soares.

A festa teve a participação do grupo afro Coisa de Negô de Teresina. A abertura do desfile ficou por conta da bela estudante Luana de Pimenteiras. O CEPAVA a Casa Renascer em parceria com a prefeitura municipal e o governo do estado foram os promotores do evento.

.
3 Comentários

Jota Junior

Este dia tem que se comemorado todos os dia não apenas uma vez ao ano. O negro tem que ser valorizado, mas de uma maneira justa e democrática.

20 nov, 2012 Responder

Livian

Evento merecido, teria q ter mais vezes..

24 nov, 2012 Responder

VICENTE IZIDORIO SOARES

No inicio dos anos setenta aconteceram os primeiros cultos de religião de matriz africana em Valença do Piauí. Promovido pelo senhor Antonio de matos e a sua filha Do Santos e outros membros da família. Na época o que era pra ser um motivo de festa, virou caso de policia e o culto sofreu dura repressão policial. Toda essas dificuldades mostra a capacidade de resistência do povo negro,que mesmo diante das dificuldades, a cultura negro sobrevivei.
Nos últimos vários valencionos a população negra sempre esteve ligado a arte modo geral, quero nessa oportunidade apelido Benedito Macaco, que a muitos anos atrás animava as festa com suas mágicas e seu teatro de bonecos. na musicas tivemos tantos outros personagens, podemos citar Joaquim Pereça, Jose Izidorio, Mestrinho, Chico Gabriel, e tantos outros. No educação: tivemos varias mulheres negras que se destacaram: a Professora Maria do Amparo, Professara Luisinho Ferreira e a professora Maria dos prazeres que era filha do senhor Lucas que alem de marchante era também Percursionista da banda de música.
A algum tempo atrás poucos foram os valencianas negros que ocuparam cargos eletivos me lembro apenas do senhor Vicente Gomes e Raimundo sebinho(em memória). Mas, nos últimos anos percebemos uma evolução considerável, primeiramente com a eleição do Lindomar Amacio que apesar de não ter sido reeleito a sua participação foi um marco na historia do povo negro valenciano foto que abriu cominho para que outros negros e negras buscassem esse espaço na político, como é o caso dos dois novos vereadores, me refiro ao Nonatin e Edilsa Vale.
Precisamos lembra que o sucesso na política que tiveram não foi um fenômeno de agora, tudo isso faz de uma construção política iniciada bem La atrás com vários líderes negros que tiveram a coragem de romper com os padrões políticos tradicionais e lança uma nova proposta política, entre essas pessoas as que mais se destacaram foram a Chiquinha do PT e o Toinho do padre.
Parabéns a todos os afrodecendente pelo dia da consciência negra.

26 nov, 2012 Responder