Instituto AVANCE é destaque em Valença e região com atuação em diversos setores

O instituto de Desenvolvimento Econômico e Incentivo a Educação e Cultura (AVANCE) nasceu em 2004 em Valença do Piauí, por um grupo de pessoas da sociedade civil organizada. A organização é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por objetivos contribuir com o desenvolvimento humano e social através da cultura e da arte.
No território valenciano, a empresa tem desenvolvido um importante trabalho em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Piauí (SECULT), na revitalização do centro histórico da cidade. Além desse projeto, o instituto atua também na alfabetização de Jovens e Adultos pelo PRO Piauí, bem como, oferecendo assistência técnica ao homem e mulher do campo em conjunto com a EMATER.
O diretor financeiro do Instituto AVANCE, Geovane Vieira, conta como o instituto tem desenvolvido o trabalho de revitalização do centro histórico do município.
“Esse projeto aqui que eu estou colocando que a gente chama de revitalização do Centro histórico foi uma necessidade que a gente percebeu aqui em Valença e em parceria SECULT, através do deputado Fábio Novo nós viabilizamos o recurso”, disse o Geovane Vieira.
O diretor financeiro explica ainda a ação do instituto voltado para educação de Jovens e Adultos executado pelo AVANCE não só em Valença, mas em todo o Vale do Sambito.
“A gente já iniciou o programa que chamamos de alfabetização de jovens e adultos que é o PROAJA do PRO Piauí do governo do Estado que está sendo conduzido pelo nosso corpo e Rafael, nós conseguimos formar algumas turmas e para você ver que que ainda é muito grande esse número de pessoas que o estado não consegue alcançar, que são pessoas adultas e não são alfabetizadas, a AVANCE atuando aqui no Vale do Sambito nós conseguimos formar 184 turmas que significa o número muito grande de pessoas, cada turma vai de 15 a 20 alunos, aí você imagina o tanto de pessoas que estão ali sem ser pelo estado, então, é uma política que ela é muito interessante porque ela transfere uma ação que é do estado para a sociedade que está ali mais próxima, que conhece e tem a capacidade de fazer a busca ativa dessas pessoas, então, é um programa que a AVANCE também está executando de forma zelosa e atendendo todos os princípios que o programa exige que é realmente a formação das pessoas”, explicou Geovane.
O Instituto AVANCE em parceria com a EMATER oferece assistência técnica para os agricultores do Piauí.
“A gente já está desde 2018 no programa que é interessante, o estado através da estrutura da EMATER não tem o corpo suficiente para atender aquelas pessoas com Assistência técnica rural mais focada em programas que são financiados pelo semiárido, que é ‘O Viva Semiárido” que é uma política desenvolvida tanto pela Secretaria da Agricultura da Família como pela EMATER, em parceria com a EMATER estamos desde 2018, frisando que não é só em Valença, nós temos essa atuação em todo o estado do Piauí nos escritórios regionais fornecendo para os técnicos agrícolas, para aquelas pessoas que estão em assentamentos, aquelas pessoas que estão em comunidade organizada de forma que as associações sejam atendidas dentro do critério que o programa exige que é o desenvolvimento da agricultura familiar”, destacou Geovane Vieira.
O Instituto AVANCE ainda atua com os projetos em outras cidades da região e no estado, entre eles: com aulas de reforço escolar para estudantes da rede pública de ensino junto as prefeituras, formação sobre saúde ambiental para famílias beneficiadas com banheiros pela FUNASA.
O Instituto Avance atua com projetos nas áreas de abrangência dos Territórios do Vale do Guaribas, Chapada do Vale do Itaim, Vale do Sambito, Vale do Canindé e Serra da Capivara, no Semiárido do estado do Piauí. Atualmente o Instituto AVANCE está funcionando no prédio da Fundação Raul Alencar, localizado na rua Antônio Luiz.