Prefeito Dr. Segundo assina carta de intenção para projeto de beneficiamento do lixo
O prefeito de Várzea Grande, Dr. Segundo participou na ultima terça-feira (21) na cidade de Oeiras de uma reunião sobre a formação de um Consórcio Público Intermunicipal para tratamento dos resíduos sólidos.
O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde e contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais do Território de Desenvolvimento Vale do Canindé e convidados, além de diretores do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação CO2 Zero (INCT), Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI).
Na oportunidade, o prefeito de Várzea Grande assinou uma carta de intenção para a cooperação técnica com o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI), que permitirá a realização de estudos ambientais e diagnósticos que permitirão traçar um panorama completo do município.
O prefeito de Oeiras anfitrião do evento falou da importância e dos próximos passos.
“Fizemos uma reunião importante e esclarecedora, juntando vários parceiros, o Governo do Estado dando todo apoio, através do Instituto de Águas, que tem à frente o Dr. Magno Pires, e da Suparc, sob a coordenação da Monique. São dois órgãos do Estado que vão dar amparo fundamental para que os municípios avancem nos estudos das condições em que seus lixões se encontram, para que, ato contínuo, possamos formatar o consórcio e viabilizar a montagem de uma usina para reciclar todos os resíduos sólidos produzidos por cada município. Vai dar certo e acreditamos que, em menor tempo, Oeiras irá receber essa usina de reciclagem e contemplar algo em torno de 28 municípios, nesse raio de 100 km”, frisou o prefeito de Oeiras.
Dr. Segundo afirmou que o objetivo é inserir Várzea Grande no Marco Legal do Saneamento Básico que estipula normas e prazos para encerramento dos lixões em todas as cidades brasileiras até agosto de 2024.
Ver essa foto no Instagram

