Vereadores de Valença realizam audiência a apontam problemas da Equatorial Piaui
A qualidade do serviço de energia elétrica oferecido pela Equatorial Piaui em Valença foi tema de uma audiência publica realizada nesta terça-feira (18) na Câmara de Vereadores.
A audiência presidida pelo vereador Benoni Sousa presidente do Legislativo Municipal teve a participação na mesa diretora de autoridades como o prefeito Marcelo Costa, vice-prefeito Rubens Alencar, vereadores Walmaria Moura, Edilsa Vale, Ariana Rosa, Joaquim Filho, Devaldo Nunes, Vanildo Castro, promotor de Justiça Dr. Sinobilino Pinheiro e dos representes da Equatorial Piaui Sama Costa e Elismar Sousa.
A audiência contou também com usuários da cidade e interior que apontaram os prejuízos com as oscilações de energia e especialmente com a demora no atendimento que muitas vezes demoram dias para se resolver problemas considerados pequenos como queda de canelas. O presidente Benoni Sousa comentou sobre a importância do momento.
“Uma audiência pública importante e produtiva, a Equatorial veio da explicações porquê do mau atendimento e a gente reivindicou e a população estava presente aqui e vamos buscar as melhorias. Firmamos um compromisso aqui e ele vai ser cobrado” afirmou o presidente que determinou que a assessoria jurídica do Legislativo acompanhe o desfecho dos questionamentos levantados.
O prefeito Marcelo Costa também gostou da audiência pública e disse esperar por soluções.
“É um problema que nós somos muito cobrados e hoje ficou bem claro aqui que a obrigação é da Equatorial nós somos a parte menor da manutenção só temos a obrigação de troca de lâmpadas não podemos fazer nem extensão de rede. Então foi proveitoso a participação da população do nosso promotor e dos vereadores que também são muito cobrados” afirmou o prefeito.
O promotor Dr. Sinobilino Pinheiro prometeu abrir o procedimento administrativo.
“Problema recorrente de muito tempo de oito a dez anos a gente está trabalhando com essa mesma problemática, melhorou de lá para cá, mais a população cresceu e a qualidade do serviço não acompanhou. Então essa reunião foi importante para gente entender o que está acontecendo a população trouxe a sua manifestação é motivo da gente instaurar o procedimento administrativo” disse o promotor que prosseguiu.
“Tem um acordo com a Equatorial feito com 40 promotorias e uma delas foi a de Valença com aplicação de multas, onde a própria empresa pagou três milhões de reais era pra ter investido duzentos e vinte milhões de reais até dezembro de 2022 nesses 40 municípios. Vamos agora investigar se isso foi feito ou não e vamos tentar melhorar agora com apoio do Legislativo e do Executivo” frisou o promotor de Justiça.
Sama Costa representante da Equatorial Piaui avaliou a audiência pública.
“A minha percepção foi que nós temos muita oportunidade de trabalho aqui em Valença ouvimos o anseio e as demandas da população e a gente sai aqui do município hoje com o compromisso de melhorar e atender essas demandas” apontou Sama Costa que falou da principal demanda da audiência que é falta de equipes para atender a região.
“O que nós entendemos do sentimento da população é a demora no restabelecimento então o que nos convém agora é trabalhar para diminuir esse impacto na demora do restabelecimento no atendimento das solicitações do município trazer essa melhoria pra cá” disse.
Essa insatisfação com o serviço da Equatorial foi exemplificada pelo juiz aposentado e produtor Dr. José Wagner Linhares que discordou do montante dos investimentos citado e do tempo de espera para o atendimento.
“Dizer que o atendimento médio é de duas horas e meia é mentira. Eu nunca tive um atendimento por menos de 10 horas” pontuou o juiz que disse esperar por melhorias.
“Eu quero que Equatorial diga onde é que vai melhorar e isso ela não faz nenhum favor pagamos muito caro e ela tem que ter um compromisso de prestar um serviço de qualidade” reclamou.
.