Piauí pode atingir temperaturas superiores a 42° neste semestre
Setembro inaugura o período mais quente do ano no Piauí, o conhecido B-R-O-BRÓ. Como este ano o período chuvoso teve menos intensidade em todo o Estado, a meteorologia prevê que as temperaturas máximas possam superar os 42°C, inclusive na capital, Teresina.
De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, as chuvas que ocorreram nos últimos dias deve-se a umidade advinda do litoral, onde o período chuvoso ainda perdura. “São as chamadas chuvas do caju. Elas ocorrem devido a umidade que vem de todo o litoral do Nordeste”, explica.
Para os meses de setembro, outubro, novembro e início de dezembro, a previsão é de que as médias máximas sejam elevadas. “Pode acontecer, até novembro, chegando a mais de 40°, até mesmo mais de 42° no extremo sul e no centro sul e, eventualmente, em Teresina. No ano passado tivemos 42° na capital. Não se descarta a possibilidade de ultrapassar isso. Esse ano as temperaturas estão mais altas, ligeiramente acima da média”, afirma.
As principais recomendações médicas para essa época do ano referem-se ao aumento da hidratação do organismo, uso de roupas leves, evitar exposição ao sol no período entre 10h até 16h, preferir atividade física em horários mais amenos, alimentação a base de frutas e legumes e uso frequente do protetor solar.
Fonte: cidadeverde.com