Unidade da Fazenda da Paz será construída em Valença. Fotos
Uma reunião nesta terça-feira (12), no Centro Pastoral marcou o inicio das atividades para a implantação de uma unidade da Fazenda da Paz em Valença do Piauí. A Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz é um local especializado no tratamento de dependentes químicos e alcoólatra, com reconhecimento nacional que desenvolve várias linhas de atividades terapêuticas na recuperação de seus internos que aderem ao tratamento de forma voluntaria.
O fundador da Fazenda da Paz Célio Barbosa esteve na companhia de auxiliares reunidos com membros da sociedade civil organizada definindo os pontos de implantação da unidade de Valença.
“Hoje nos tivemos a doação de um terreno para a construção da sede da Fazenda da Paz em Valença, voluntários já pra abrir o escritório que irá funcionar no centro pastoral imediatamente. Foi uma reunião muito boa” afirmou o fundador.
Célio Barbosa disse que a iniciativa da construção da sede da Fazenda da Paz em Valença surgiu durante um velório de um ex-interno (Macedo) juntamente com o interesse do padre Klebert Viana e de alguns amigos da igreja como, por exemplo, o ex-vereador Atêncio Queiroga, que doou o terreno.
Ele explicou que após a reunião ficou definido a abertura do escritório, assim como o treinamento desses voluntários que serão responsáveis pela triagem dos pacientes, que até a abertura da unidade valenciana serão enviados para a sede em Teresina. Ele explicou que a Fazenda da Paz conta com varias linhas de terapia com o objetivo de reabilitar os dependentes químicos e prepara-los para serem reinseridos no mercado de trabalho. Ele explicou que a unidade de Valença irá trabalhar com todas as cidades do entorno.
“Temos um programa terapêutico que vai ajudar esse dependente a andar com as próprias pernas e dar uma oportunidade de aprender uma nova profissão, uma vez, que trabalhamos com cursos de informática, marcenaria, agricultura, criação de pequenos animais e com Deus são técnicas terapêuticas que vão resgatá-los e dar a oportunidade dele andar sóbrio pelas suas próprias pernas. Dependência química não tem cura, mais eu posso ficar sóbrio o resto da minha vida, dependendo da minha vontade” explicou.
.