Valença do Piauí, 15 de jan, 2025

Piauienses Nego Bispo e Idelmar Gomes são finalistas do prêmio Jabuti Acadêmico

Duas obras de autores piauienses estão entre os finalistas do prêmio Jabuti Académico. O professor Idelmar Cavalcante, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com a obra “inventário de uma memória consagrada: Benjamim Santos nos interstícios do teatro pernambucano (1960-1970)”, e Nego Bispo, falecido em dezembro de 2023, com a obra “A terra dá, a terra quer”, Os vencedores serão anunciados nesta terça-feira, dia 6 de agosto.

A obra “A terra dá, a terra quer”, do piauiense Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo que é natural de Francinópolis é uma das finalistas no prêmio Jabuti Acadêmico na área de Ciências Agrárias e Ciências Ambientais.

O livro traz uma reflexão filosófica sobre os modos de viver, habitar e se relacionar com a natureza a partir da visão do pensador Nego Bispo, que morreu em dezembro de 2023.

O pensador é reconhecido como um dos principais pensadores do tema comunidades tradicionais do Brasil, autor de livros, artigos e textos que refletem sobre a resistência negra quilombola, a relação do humano com a natureza e a sabedoria dos povos tradicionais.

Nego Bispo

O Professor e doutor Idelmar Gomes Cavalcante Júnior, docente do curso de História da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus de Parnaíba, também é finalista do Prémio Jabuti Acadêmico, na categoria Artes, com o livro “Inventário de uma Memória Consagrada: Benjamim Santos nos Interstícios do Teatro Pernambucano (1960-1970)”, publicado pela Cepe Editora.

A obra de Idelmar Gomes Cavalcante Jr. explora a trajetória do dramaturgo e diretor piauiense Benjamim Santos, destacando sua importância no teatro pernambucano durante os anos 1980 O livro analisa a contribuição de Santos em um período caracterizado pela censura, enfatizando a tensão entre tradição & modernidade e o papel do regionalismo na formação da identidade cultural.

Fonte: cidadeverde.com

0 Comentário