Valença do Piauí, 15 de jan, 2025

Projeto SuperAutor inspira novos escritores no Instituto Dom Quixote

O Instituto Dom Quixote realizou, neste sábado (31), no espaço do Crovapi, o lançamento dos livros do Projeto SuperAutor com os alunos do 1º ao 6º ano. A noite foi marcada pela presença dos pais dos alunos, com homenagens aos estudantes e a assinatura dos livros produzidos por eles.

A educadora e proprietária do Instituto Dom Quixote, Tia Belisa, expressou sua satisfação com mais uma edição do projeto SuperAutor. “Para mim foi maravilhoso, foi uma festa linda”, declarou a professora, destacando o crescimento do projeto a cada realização.

“A gente sempre faz com que isso aconteça, incentiva o ano inteiro, tanto que a gente começou com tão pouquinhas turmas, hoje nós já tivemos nove turmas. Já foi um grande avanço pra gente, muito bom isso”, enfatizou Tia Belisa, que vislumbra proporcionar cada dia mais inovação na metodologia do instituto.

“Eu espero que a gente continue renovando as coisas a cada dia e que tudo melhore, porque a gente sente que a cada ano alguma coisa a gente está fazendo de novo, a gente está tentando inovar mesmo e fazer com que o aprendizado seja cada vez melhor”, acrescentou a proprietária, que elogiou a equipe de profissionais do Dom Quixote.

“Graças a Deus, nós temos uma equipe maravilhosa. Você vê aí que todo evento que a gente faz, está todo mundo junto, está todo mundo contribuindo, está todo mundo feliz, com toda certeza, e eu sou muito, muito agradecida por isso”, declarou Beliza.

A coordenadora Simone Rodrigues também ressaltou o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino. “O Instituto de Ensino Dom Quixote é protagonista no sentido de contribuir para a aquisição do conhecimento dos nossos estudantes através da leitura e da escrita. Então, nós estamos muito felizes, graças a Deus foi uma noite bastante calorosa e os nossos super autores, nossos escritores, eles com certeza tiveram êxito e isso contribuirá para o futuro deles”.

Ela mencionou ainda o impacto positivo que o projeto Super Autor proporciona aos alunos ao longo da vida. “É uma noite única e com certeza estará gravada na memória deles pra sempre e certamente contribui para o processo de ensino e aprendizagem deles e no futuro, quem sabe teremos futuros escritores”, afirmou Simone, reforçando o trabalho exitoso do instituto ao longo das décadas.

“Nossa proposta pedagógica contempla esse tipo de projeto, colocando os nossos estudantes como protagonistas do seu próprio destino, da sua própria educação. O Instituto Dom Quixote é pioneiro nisso, já é uma escola que existe há 40 anos, a professora Belisa é uma visionária, ela é uma educadora que vai deixar e já deixou muito legado na história de Valença do Piauí”, enfatizou a coordenadora.

Francivânia Araújo, mãe de duas meninas que estudam no instituto, acompanhou a filha mais nova na apresentação do seu livro. Ela contou que a filha, Luma, passou a se interessar mais pela leitura graças ao projeto.

“Já é o segundo ano que a gente participa. A nossa filha, a Luma, é o segundo livro que ela escreve através desse projeto da escola, e assim, é muito bom, é muito interessante. Depois do primeiro, a Luma passou a ter mais interesse, tanto por escrever quanto por ler mais livros. A irmã dela já lê bastante, é a mais velha, mas ela não tinha esse hábito e ela passou a ter mais esse interesse e de fato ela lê mais agora. Ela se interessa mais por esse universo. Diz que quer ser escritora, além de médica”, relatou Francivãnia.

O tema proposto pela escola para que os alunos explorassem em sua produção foi o respeito, uma escolha muito elogiada pela mãe de Luma. “É muito interessante essa preocupação da escola. A gente confia muito na escola nesse sentido, a gente é fã da escola, porque a escola tem essa preocupação de levar sobre inclusão social, sobre esses cuidados, sobre o respeito, e isso ajuda essas crianças que estão se desenvolvendo, que são o nosso futuro”, concluiu.

Ao longo de suas quatro décadas de existência, o Instituto Dom Quixote se consolidou como uma referência na educação de Valença do Piauí, destacando seu ensino na inovação pedagógica e pelo compromisso com o desenvolvimento integral de seus alunos. Com iniciativas como o Projeto Super Autor, a instituição reafirma sua missão de formar cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do futuro.

.
0 Comentário