Polícia Militar em Aroazes faz alerta sobre restrições durante a Piracema
A Polícia Militar do município de Aroazes alerta para prisões, apreensões e aplicação de multas, durante o Período da Piracema. Entre o período de reprodução de peixes, a legislação proíbe pesca e comercialização de espécies. A piracema marca o movimento de peixes contra a correnteza para se reproduzirem. É um período no qual há restrição de pesca e venda de peixes para garantir a reprodução das espécies.
No município de Aroazes, há alguns locais com essa restrição, como é o caso do Rio Sambito, e nos trechos que abrange a Ponte do Povoado Piripiri Velho e locais adjacentes e toda a área da Fazenda Serra Negra. Nesses locais, a pesca é proibida para todas as modalidades.
O Comandante do Grupamento de Polícia Militar de Aroazes, 3º Sargento Sergio Negreiros, informa que pescadores profissionais devem evitar a prática, assim como os pescadores amadores.
“A pesca é permitida desde que seja uma pesca de barranco, uma pesca na qual a pessoa utiliza vara, caniço simples, limitando-se aos três quilos de pescado”, explica o sargento. Além disso, os peixes devem ser para consumo próprio e não podem ser comercializados.
A pesca é proibida para todas as modalidades em locais próximos a cachoeiras, corredeiras e lagoas.
As proibições:
Além de ficar proibida a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, outras proibições ocorrem durante o período:
* Fica restrita a utilização, o porte, a guarda e o transporte de peixes;
* Fica estabelecido a cota para a pesca para consumo familiar, sendo vetado a comercialização dos peixes capturados durante o período de defeso;
* Os locais proibidos são todos aqueles de desembocadura de rios e córregos, em lagoas, cachoeiras e corredeiras;
O período do defeso da piracema, teve inicio em 16 de novembro e se estenderá até o dia 16 de março de 2025.