Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

Fazedores de Cultura se reúnem em Valença com o deputado Fábio Novo e secretária Ingrid Persi

O deputado estadual Fábio Novo e a secretária estadual da cultura, a valenciana Ingrid Persi, participaram na tarde desta quinta-feira (20), de uma roda de conversa com os fazedores de cultura na Câmara Municipal de Valença do Piauí.

O encontro foi promovido pelo secretário de cultura Leilivan Martins e teve ainda a participação de agentes culturais de outras cidades, como o ex-vereador de Pimenteiras Gean Lucas, secretária de cultura de Novo Oriente Márcia Oliveira, presidente da Fundação Quixote Kássio Gomes e das vereadoras Walmaria Moura e Geane Vieira.

Além das apresentações culturais, o encontro serviu para confirmar novos investimentos, como a reativação do memorial Petronio Portela, na Praça José Martins e do Museu da Arte Santeira Mestre Dezinho, que será construído no antigo Bar Glória. Os instrumentos para a banda de música municipal também foram solicitados pelo secretário municipal.

Leilivan Martins destacou a importância do momento. “É um momento para mostramos as nossas ações, fazendo nossos pedidos porque a cultura de Valença é forte em todos os seguimentos, seja no teatro, na dança, na música, no artesanato, no audiovisual e é o momento de estarmos todos alinhados com o deputado e também com a nossa secretária de estado da cultura Drª Ingrid Persi, que é valenciana”, disse Leilivan Martins, que informou que a secretária já esteve reunida com o prefeito Marcelo Costa.

A indicação do vereador Leilivan Martins para a Secretaria de Cultura foi elogiada nas falas das autoridades.

“É uma pasta com o menor orçamento do município e com grandes desafios de resgatar essa valorização cultural, mas somente pessoas técnicas e quem tem essa capacidade de reinvenção, essa capacidade de fazer com pouco um muito é que nós podemos acreditar que vai ser uma gestão muito profícua, uma gestão que vai efetivamente responder aos anseios dos produtores culturais então parabenizo ao prefeito pela escolha e peço que fortaleça essa cadeia cultural”, elogiou Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote e ex-vereador de Valença.

A secretária de estado da cultura, Ingrid Persi, disse que Valença respira cultura ao longo dos 365 dias do ano.

“Valença é uma cidade muito cultural em todos os períodos do ano, a gente respira cultura, tem carnaval, paixão de cristo, tem vaquejadas e por aí vai, é uma alegria muito grande estar aqui, sou da terra e retornar para mostrar um pouco que a gente tem desenvolvido enquanto secretaria”, frisou a secretária, que enalteceu o perfil cultural da cidade, no entanto, afirmou que a cidade será de fato reconhecida culturalmente com o próximo investimento da Secult.

“Eu acho que o que vai ser um grande marco para a cidade de Valença virar de fato uma grande referência até nacional é o museu que nós já estamos desenvolvendo, que vai ser o Museu da Arte Santeira Mestre Dezinho, que vai contar a história desse grande artesão reconhecido internacionalmente, que é da nossa terra e a gente está fazendo aqui um museu em homenagem a ele”.

O deputado Fábio Novo lembrou os investimentos realizados em Valença, destacando o memorial Petrônio Portela e garantiu para esse ano a entrega do Museu Metre Dezinho.

“Hoje viemos aqui assumir o compromisso de que esse ano também nós vamos entregar em definitivo o nosso museu dedicado ao nosso querido Mestre Dezinho está dentro da nossa programação e assim vamos fazer porque Valença merece, seu povo merece, as nossas lideranças que nos acompanham, tanto o Leilivan como a Ingrid como o Kássio e os outros nos pedem muito isso e estamos cada vez mais convencidos de que é necessário fazer essa justa homenagem ao nosso querido Mestre Dezinho.”

.

0 Comentário