Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

20ª edição do Festival do Senhor de Valença do Piauí celebra Carnaval com fé e alegria

O Festival do Senhor de Valença do Piauí realizou três dias de encontros durante o carnaval. O evento católico, que está em sua vigésima edição, encerrou nesta terça-feira (04) com muita alegria e participação dos valencianos.

Com a presença de padres durante todo o festival, nesta terça estiveram presentes padre Wanderley, Davi e padre Francisco de Novo Oriente, bem como a participação do diácono Balbino.

A coordenadora Rolândia Barros ressaltou a importância do evento. “Nós estamos na vigésima edição e dessa vez com o tema ‘Senhor, a quem iríamos nós’. Realmente só Ele tem palavras de vida eterna, então nós estamos aqui com os dois grupos de oração: Tenda do Altíssimo, de São Francisco de Assis e Nascidos do Espírito Santo de Nossa Senhora do Ó e Conceição, juntos fazendo um só carnaval, um só festival do Senhor.”

O período é um momento muito especial, Carnaval é alegria, é diversão, é encontro e no Festival do Senhor conta também com tudo isso explicou a coordenadora desta edição.

“Nós temos dois festivais, o festival pro adulto e o festival pra criança, e assim, a mesma pregação que a gente tem lá para os adultos também tem para as crianças numa outra linguagem, na linguagem dos cabecinhas de sangue, como a gente fala […], nós louvamos, nós bendizemos, nós adoramos, nós participamos da Santa Missa e mais, nesses três dias, foi uma oportunidade maravilhosa, na verdade está sendo uma oportunidade maravilhosa porque nós temos padres, louvado seja Deus por isso, que vem ao nosso encontro para ouvir as nossas confissões”, frisou.

O missionário de Teresina, Alexandre, ressaltou a missão e o que o evento oferece para os participantes. “A gente está aqui em missão, pregando a palavra, ministrando um louvor, conduzindo o povo a uma intimidade com o Espírito Santo. O pessoal teve a intimidade e uma aproximação com a igreja principalmente também, porque teve missas, teve um momento de festivalzinho, a palavra, é um momento de louvor e oração, e onde o pessoal conheceu o verdadeiro amor de Deus”, destacou.

Ele também apontou o diferencial do Festival do Senhor no Carnaval. “Renovação Carismática Católica promove o Festival do Senhor em todas, praticamente todas as dioceses do nosso Piauí […], e essa é a proposta da renovação carismática, levando o povo a se aproximar mais de Deus nesse período de carnaval.”

O padre Wanderley Moraes, pároco de Nossa Senhora do Ó e Conceição, destacou a importância do evento para a comunidade. “É exatamente um momento muito importante na vida da igreja, das duas paróquias, onde a renovação já vem com esses anos, fazendo sempre esse festival no período do carnaval. E a gente vê que tem feito um bem enorme, as pessoas participam, gostam de vir, se confessam. A gente passa os dias também ouvindo as confissões, também se preparando para a quaresma”, disse padre Wanderley.

Padre Wanderley ainda falou da celebração de Cinzas que marca o início da Quaresma. Quarta-feira, às 19 horas, temos a missa com a distribuição das cinzas também para os fiéis, que é um ato de se arrepender, receber a cinza, lembrando que nós somos pó e ao pó voltaremos, e é exatamente o momento de reflexão, de aprendizado, de interiorização nesse período de quarenta dias”, observou.

O pároco da São Francisco, padre Davi, destacou a importância da união das paróquias. “É muito importante aqui viver na oração, na espiritualidade, veja que as duas paróquias seguem unidas, os dois grupos da Renovação Carismática das paróquias seguem unidas, isso é importante, essa união é que ajuda os católicos a vivenciar nesse tempo de carnaval um momento de oração, de adoração, da santa missa, da pregação, ou seja, movimenta os católicos para chegarem mais próximos também da quaresma”, afirmou o sacerdote.

.

0 Comentário