Carnaval Terra Feliz termina com folia, segurança e público presente
O secretário de Cultura, Leilivan Martins, celebrou o sucesso do Carnaval Terra Feliz, promovido pelo município com o apoio das secretarias, blocos, escolas e agentes culturais que se dedicaram para realizar o evento de momo. O carnaval começou na sexta-feira (28) e terminou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 5 de março.
“Foi um carnaval tranquilo, alegre, para todos os públicos e todos os gostos. Um carnaval organizado com segurança, atrações locais e regionais, e o mais importante, a presença do público, com chuva ou sem chuva, os foliões vieram. Estamos na última noite e a população de Valença e da microrregião estão aqui para presenciar esse carnaval maravilhoso”, avaliou o secretário de Cultura, Leilivan Martins, que prometeu muitos eventos futuros.
“Sou um fazedor de cultura e traçamos uma série de ações para todo este ano. Muitas coisas boas estão por vir. Em pouco tempo, já conseguimos a reforma da nossa biblioteca, vamos equipar e trazer de volta os instrumentos e a banda de música, Museu Mestre Dezinho, Memorial Petrônio Portela e todos os eventos como Paixão de Cristo, São João e tantos outros. Já estamos traçando essas ações para fazer. No próximo ano, nosso carnaval será ainda mais forte”, disse o secretário, que assumiu a pasta 18 dias antes do carnaval.
A diversidade dos eventos foi destacada pela secretária de comunicação, Mauricélia Sousa. “Essa foi uma preocupação do secretário Leilivan Martins, assim como do prefeito Marcelo, de ter opções para todos os públicos. Tanto que apoiamos o matinê no Crovapi para as crianças, o espaço Zé da Chica, um espaço das famílias valencianas que se encontram para se divertir, além do Festival do Senhor, organizado pelas duas paróquias. Temos os pontos turísticos, então foi um carnaval que atendeu a todos os públicos”, observou.
Assim como nos anos anteriores, o espaço Zé da Chica, promovido por um grupo de amigos na praça Getúlio Vargas, reuniu um grande público. O espaço, conhecido por realizar o carnaval tradicional, ficou lotado todas as noites, como apontou Ielva Melão, uma das organizadoras. “É sempre maravilhoso promover, com o apoio de todos, esse carnaval que já faz parte da cultura de Valença. Eu me sinto muito feliz e as pessoas gostam desse espaço”, disse.
O professor Francisco Willames destacou a particularidade do espaço Zé da Chica em reconectar pessoas. “Aqui é um grande encontro, e é um encontro involuntário. Você não sabe quem vai encontrar aqui, então há pessoas que você não vê há décadas, pessoas que moram em outros estados hoje, mas que não perdem o amor por Valença.”
Outro espaço que anima o carnaval valenciano é o Corso da Alegria, realizado pela agente cultural Bertolina Dantas em parceria com a gestão municipal. No ano passado, devido a um forte temporal, o Corso não foi realizado. Neste ano, o evento aconteceu e fez bonito na abertura oficial do carnaval.
.