Prefeito Joercio Andrade nomeia 14 parentes em sua administração
O prefeito de Guaribas, Joercio Andrade, conhecido como Paizim (MDB), nomeou 14 familiares para cargos de confiança na administração municipal logo no início de sua gestão, em janeiro de 2025. Entre os nomeados estão irmãos, primos, cunhados, tios e até a própria esposa, que assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social. O município, localizado no extremo-sul do Piauí, já foi considerado o mais pobre do Brasil e símbolo do programa Fome Zero, do governo federal.

Essas nomeações levantam questões sobre a prática de nepotismo na administração pública, que é o favorecimento de parentes na ocupação de cargos públicos. A Constituição Federal e a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal proíbem essa prática, visando garantir a impessoalidade e a eficiência na gestão pública.
A população de Guaribas e órgãos de controle aguardam um posicionamento das autoridades competentes sobre a legalidade dessas nomeações e os possíveis impactos na administração municipal.

Fonte: Antena 10