Valença do Piauí, 10 de fev, 2026

Superintendente do Banco do Nordeste visita Valença e reforça parcerias com a região

A agência do Banco do Nordeste de Valença do Piauí recebeu na última semana a visita do Superintendente do BNB, Francisco Lopes, que na ocasião visitou empresários locais e se reuniu com a equipe colaboradora do banco. Em entrevista ao Portal V1, o superintendente destacou o trabalho do banco junto aos empreendedores e o fortalecimento da economia da região com o surgimento de novos negócios.

Durante a passagem pela cidade, Francisco Lopes destacou que o Banco do Nordeste segue sendo um parceiro dos empresários valencianos. “Visitei algumas empresas, fiz reunião com a equipe, foi uma viagem produtiva. A nossa visita a Valença foi muito importante, porque visitamos empresários do setor de turismo, o pensamento de financiar pousadas. A cidade observa-se que ela hoje demanda isso, a cidade cresce e se desenvolve em consonância com todo o resultado que está acontecendo, com todo o crescimento que está acontecendo no estado desde o sul ao litoral”, afirmou.

O superintendente também conheceu importantes projetos em andamento no município e na região. “Visitamos empresas de avicultura, que tem laticínio, no caso do Carlos José, tem uma produção grande, a Granja Moreira, a maior do Piauí, está expandindo ainda mais suas atividades nessa área de produção de ovos e frango também, e paralelamente, também está trabalhando na parte de um laticínio que tem espaço e agrega valor na distribuição dos produtos deles”, relatou.

Além disso, Lopes conheceu um novo empreendimento próximo à cidade. “Um projeto de piscicultura, milho irrigado e maracujá também, e com boa produção do empresário Genivaldo, próximo à cidade, e várias outras empresas e tivemos contatos com empresários do setor de comércio”, acrescentou.

Na agenda da visita, Francisco Lopes também realizou uma reunião com a equipe de colaboradores da agência local. “Nos reunimos com os funcionários, com toda a equipe da agência, para discutir, avaliar os resultados de 2024, que foram bons, alinhar e traçar estratégias para a nossa atuação durante o ano de 2025. Foi bem participativa, a receptividade na agência foi muito boa”, afirmou.

O superintendente ressaltou ainda o impacto positivo dos investimentos promovidos pelo Banco do Nordeste na economia local, citando os programas de microfinanças e crédito que beneficiam tanto o meio urbano quanto o rural.

“O Cred Amigo, a nossa microfinança urbana, já no ano passado a gente fez mais de 400 mil operações, todas assinadas digitalmente, uma metodologia de trabalho, onde se trabalha com o nível de adimplência muito baixo, e é o maior programa de microcrédito urbano da América Latina \[…]. Então o Agro Amigo é um diferencial, todos os agentes de créditos são técnicos agrícolas, tem um acompanhamento e orientação ao produtor rural, onde a gente financia também atividades não rurais, num pequeno aglomerado, um povoado lá no interior, tendo as pequenas atividades, salão de beleza, um artesanato, tudo com as mesmas taxas, o mesmo prazo do rural”, explicou.

Ele também falou sobre o Programa Desenrola Rural, que tem sido uma alternativa para produtores em situação de inadimplência. “Ele se destina a produtores que encontram-se em situação de atraso de várias suas operações contratadas de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2022, e se sabe que a maioria dessas inadimplências decorreram de fatores adversos à lei e à vontade dos produtores \[…]. E o Desenrola Rural é uma oportunidade que esses produtores estão tendo de liquidar essas operações com rebate, com desconto de até 80%, é uma oportunidade ímpar e a gente assim está conclamando e as parcerias a mobilizar produtores a aderirem ao Desenrola”, destacou.

O desempenho da agência de Valença também foi lembrado pelo superintendente, que comemorou os bons números alcançados. “Foi uma agência que no ano passado, ela saiu muito bem categorizada foi um volume muito bom de contratações, e esse ano nós já vamos contratando 46 milhões. E assim, a gente, o Banco continua com essa atuação, com os agentes de crédito, com ação proativa, visitando e orientando e capacitando os produtores”, relatou.

Francisco Lopes também destacou a importância histórica da agência de Valença para a região. “Valença é uma das agências, quando o banco começou a atuar, o banco está com 72 anos, a de Valença está com 61, então foi das pioneiras aqui do Piauí, até numa região que congrega os municípios próximos, municípios com terras férteis como Valença, e também com vocacionadas para pecuária, como o Elesbão Veloso, a base é grande, e ela tem tido uma atuação, uma cobertura muito boa, tanto na área urbana como rural”, afirmou.

Ele garantiu ainda que não faltarão recursos para atender os empreendedores locais. “O Banco do Nordeste dispõe de recursos suficientes para atender as demandas da região, que seja no semiárido, na região não só semiárido e que não vão faltar recursos para atender a demanda dos portes prioritários, dos pequenos empresários das atividades, quer seja do setor rural ou urbano, e o banco mobiliza as pessoas e a gente conclama a todos que demandem do banco para realizar seus projetos, que a equipe tanto da microfinança como das demais áreas estão aptos e preparados para receber as propostas e dar vazão a toda a demanda da região”, frisou.

O gerente da agência de Valença, Assis, comemorou a visita do superintendente e destacou o fortalecimento da parceria.

“Nos sentimos lisonjeados porque as nossas reivindicações que a gente colocou, houve a promessa do nosso superintendente, o compromisso de nos apoiar, e quem sai lucrando com isso é o cliente, porque a gente, o Banco do Nordeste foi criado dia 19 de julho de 52, portanto vai fazer 73 anos \[…], agora dia 18 de julho, a nossa agência, esse ano faz 61 anos, então a gente, com a visita do nosso superintendente, a equipe ficou mais empolgada, ficou mais energizada, mais motivada para que a gente possa realmente dar um melhor atendimento à nossa clientela, porque não existe empresa sem cliente, o cliente sempre em primeiro lugar”, destacou.

Durante a visita, foram realizadas agendas com empresários de diferentes setores da economia local, como Maciel, que está implantando uma fábrica de castanha nas proximidades da PRF; Walfredo Filho, que está estruturando uma pousada ao lado do aeroporto; além do Grupo Moriz (Granja Moreira), referência na avicultura, e o empresário Genivaldo Vieira, que desenvolve projetos de irrigação e piscicultura.

A visita do superintendente reforça o papel estratégico do Banco do Nordeste no desenvolvimento econômico de Valença e região, apoiando desde pequenos empreendedores até grandes projetos produtivos, tanto na cidade quanto na zona rural.

0 Comentário