Projeto Transformar recebe visita de diretores do Instituto Avance e ganha força com novas parcerias
O projeto Transformar, que há seis anos desenvolve um trabalho social no bairro Morada Nova, em Valença do Piauí, recebeu no último sábado (31) a visita do presidente e da diretora de projetos do Instituto Avance Francivaldo Santos e Geane Vieira da assessora do Governo do Estado Chiquinha do PT e do presidente da Associação do bairro Lavanderia, Edilson Martins.
A iniciativa, coordenada por Alan Silva e outros voluntários, tem se destacado pela atuação direta na transformação da realidade de crianças, adolescentes e suas famílias no bairro. Atualmente, o projeto atende cerca de 130 crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas, culturais, educacionais e suporte social.
O projeto ganhou mais visibilidade recentemente após uma reportagem veiculada no Portal V1, que chamou a atenção da comunidade e de lideranças do associativismo.

Durante a visita, Chiquinha do PT se mostrou emocionada com o impacto social gerado pelo projeto. “Eu estou encantada, é impactante esse projeto aqui, a gente está conhecendo, até porque esse bairro aqui tinha uma imagem um pouco negativa, mas esse projeto aqui é um projeto transformador de vidas, e é por isso eu fico muito feliz em estar contribuindo, estar vindo aqui, vindo à acompanhada da vereadora Geane e do presidente Avance Francivaldo, do companheiro Edilson, que também é um presidente de uma associação, conhecendo outra realidade”, disse.
Ela destacou a importância da população valenciana conhecer de perto a iniciativa. “Isso aqui é novo pra muita gente de Valença que não conhece, que é bom vir conhecer, conhecer crianças que hoje está sendo alfabetizadas”, destacou.
Ainda segundo Chiquinha, a divulgação feita pelo Portal V1 foi fundamental para ampliar o alcance do projeto. “Eu lhe parabenizo, porque o seu portal tem uma grande credibilidade, um grande alcance, porque foi através do portal que eu pude conhecer essa realidade aqui, e conhecendo essa realidade, entramos em contato com o ministro Wellington Dias, que ficou encantado e achou o projeto excelente e vai fazer uma grande parceria aqui com o bairro Morada Nova.”
Ela também ressaltou a força do trabalho voluntário e da inclusão social promovida pelo Transformar. “São mais de 130, 150 pessoas atendidas e esse voluntariado, essa força de fazer, aqui tem a presença de Deus, a gente vê que eles têm aqui uma igreja, mas que não faz a acepção de pessoas, você vê que é todo mundo.”

Geane Vieira coordenadora de projetos do Instituto Avance também destacou a relevância da iniciativa. “Eu fiquei aqui realmente encantada em conhecer esse projeto que já está realmente muito bem estruturado em se tratando de estrutura física, mas também dos projetos que ele desenvolve aqui, e eu espero que o poder público, a gente possa estar fazendo com que o poder público possa de fato trazer ações mais concretas também aqui para eles, que eles necessitam”, afirmou.
Geane também fez uma relação entre o trabalho do projeto Transformar e sua própria atuação junto ao Instituto Avance, onde coordena projetos sociais. “Quando a gente vê isso, a gente já começa a vislumbrar várias coisas em que a gente pode estar auxiliando ele, passos que a gente já seguiu também, para hoje estar como instituição”, frisou.

Ela lembrou ainda dos desafios históricos enfrentados pelo bairro Morada Nova, marcado pela falta de políticas públicas e pelo isolamento.
“Morada Nova historicamente tem esse olhar negativo, falta de políticas públicas aqui, é um bairro meio que isolado até pela própria localização, o isolamento dele, mas ter um projeto como esse daqui torna a Morada Nova um diferencial em relação aos demais bairros, que eu espero que essa experiência deles possa ser levado para bairros como Valencinha, como Pista Nova, Lavanderia” concluiu a diretora do Instituto Avence. A comitiva foi recepcionada pela diretor do projeto Alan Silva.

Por: Fabiana Santos