Chiquinha do PT agradece apoio da militância após ser eleita presidenta do PT em Valença
Francisca de Sousa Costa, conhecida como Chiquinha do PT, foi eleita neste domingo, 6 de julho, presidenta do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Valença do Piauí. A eleição para escolha dos novos dirigentes petistas aconteceu em todo o Brasil.
Candidata única, Chiquinha obteve mais de 70% dos votos válidos. Apesar de não ter concorrente oficial, um grupo liderado pelo ex-candidato a prefeito de Valença, Leonardo Nogueira, que não conseguiu formar uma chapa para disputar o pleito, defendeu o voto em branco.
A estratégia, no entanto, não teve sucesso, a chapa liderada pela nova presidenta Chiquinha venceu com ampla maioria, enquanto os votos em branco e os destinados ao vereador de Teresina Dudu apoiado pelo ex-candidato somaram apenas 30%. Dudu perdeu a eleição estadual para o deputado Fabio Novo que era apoiado pelo grupo vencedor em Valença.
Emocionada com o resultado, Chiquinha agradeceu aos apoiadores.
“Obrigado a todos que compareceram nesse dia de hoje, todos os filiados e filiadas, todos os militantes, agradecer a todos os companheiros que mobilizaram, nós mobilizamos e estou aqui muito feliz”, disse a presidenta eleita, que classificou como “um grande equívoco” a atitude de pregar o voto em branco.
O atual presidente do diretório municipal, Geovane Vieira, também comemorou a vitória:
“Tivemos aqui hoje uma frequência de mais de 100 filiados aptos a votar. Tínhamos apenas uma chapa no municipal, foi eleita com mais de 70% dos votos válidos. Tinha parte de algumas lideranças partidárias pregando o voto em branco, os votos em branco tiveram 30% e, já com a apuração encerrada, a chapa da Chiquinha foi eleita, teve mais de 70% dos votos, mais precisamente 74 votos válidos”, disse.
Geovane lamentou a estratégia adotada pelo grupo opositor.
“É constrangedor a pessoa que é do Partido dos Trabalhadores, filiado ao partido, não teve a capacidade de montar uma chapa e trabalhar contra uma chapa que está constituída legalmente, legitimamente. É constrangedor, mas queremos superar essa fase”, afirmou.
Ele ainda reforçou a importância de fortalecer o conhecimento interno sobre as regras do partido.
“A Chiquinha se articula para isso. A militância está bem representada. Aqueles que se sentiram insatisfeitos, a gente pede que façam uma alta reflexão, reconheçam o processo, a legitimidade do processo, e que reconhecer o resultado é saber reconhecer também o processo democrático”, concluiu.
Em conversa com a reportagem, Leonardo Nogueira falou que. “Não tentei montar chapa não pelo contrário nunca fomos sequer informados dessa eleição soubemos pelos portais essa informação sobre minha pessoa é inverídica, não fomos avisados sequer do prazo para filiações. Olhe a lista de filiados e verá quantas pessoas ligadas ao meu grupo são filiados, acredito que não seja nem 10% do número de filiados.” disse Leonardo Nogueira.
Assista às entrevistas com a presidenta eleita, o presidente atual Geovane Vieira, o ex-vereador Wallyson Soares primeiro vereador eleito do PT no município e com a atual vereadora Geane Vieira.











