Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

Fé e tradição: comunidade de Novo Oriente comemora 89 anos de devoção a São Vicente

A comunidade católica de Novo Oriente do Piauí celebrou neste sábado (19) a tradicional festa em honra ao padroeiro, São Vicente de Paulo. Com grande fé e devoção, os fiéis participaram da procissão que saiu da capela do bairro Gil Marques em direção à igreja matriz, onde foi realizada a celebração eucarística.

A missa solene foi presidida pelo pároco, padre Francisco Gomes, que expressou sua alegria pela participação ativa da comunidade no festejo.

“Graças a Deus, o festejo sempre é um momento de renovação de fé, de esperança e na paróquia, que tenta seguir a espiritualidade do seu padroeiro, a festa fica muito mais bonita, porque o evangelho chega a todos os cantos que precisa chegar e eu como padre desta paróquia sou um padre muito feliz porque aqui é um lugar onde as pessoas são pessoas de fé, de muito compromisso e dedicação àquilo que é a vida de fé e a vida católica” disse o padre que falou sobre seu retorno após um período afastado.

“Há um mês, depois da festa de Santo Antônio, no dia 13, tive um problema de saúde. Fiquei muito preocupado com a festa que se aproximava, mas, graças a Deus, a nossa organização da Igreja, da Diocese, enviou padres para que, em todas as noites, a festa pudesse ser assistida. Mas hoje eu fiz questão de celebrar as duas missas, o momento da manhã e o momento agora da tarde. Mesmo com as pessoas preocupadas, quero agradecer a Deus pela oportunidade da recuperação e, contando com a ajuda dos meus paroquianos, a recuperação até fica mais rápida”, afirmou.

A celebração contou com a presença de devotos locais e também de filhos da terra que, mesmo residindo em outras cidades, fazem questão de retornar à Novo Oriente neste período para vivenciar esse momento de espiritualidade e reencontro. A devota Iraci Soares destacou esse sentimento coletivo.

“Agradecemos muito a Deus por mais esse festejo, que, como o padre disse, a gente começou desde fevereiro com a peregrinação de São Vicente pelas casas, pelas famílias. Então, isso foi uma experiência muito boa, de trazer todo esse pessoal para a igreja. Agora, desde o dia 10 de julho até hoje, chamando toda a paróquia, que está aqui hoje presente, e também muitos filhos ausentes, a gente chama assim, filhos ausentes, porque eles não moram aqui, mas, quando chega o mês de julho, eles estão aqui” disse.

João da Cruz, Ministro Extraordinário da Comunhão e da Palavra, também falou da importância da festa e do trabalho desenvolvido pela paróquia, valorizando o compromisso de evangelização e da participação dos grupos paroquiais.

“O significado principal da Igreja é dar continuidade à palavra, o que Jesus passou há muitos anos, deixou esse legado e, através das Sagradas Escrituras, nós temos o dever de colocar essa palavra em diante. Quando nós nos ocultamos de provocar essa palavra, de levar essa palavra em diante, a tendência é dela morrer. E a nossa paróquia, graças a Deus, a exemplo do nosso padroeiro, pelo desempenho também do nosso pároco, Padre Francisco, a gente tem dado sequência nisso”, disse o ministro, que apontou o crescimento da paróquia.

“Hoje tivemos uma participação de mais ou menos 70 coroinhas. Isso foi um feito já conquistado após a chegada de Padre Francisco, ou seja, a evangelização começa nos pequenos, nas crianças, nos jovens, nas senhoras que ainda continuam com a gente nessa caminhada”, frisou.

A data festiva ganha um significado ainda mais especial neste dia, ao marcar os 89 anos da realização da primeira missa dedicada a São Vicente de Paulo. Trata-se de uma tradição de fé que atravessa gerações, renovando-se a cada ano e fortalecendo os laços da comunidade com seus valores espirituais e sua história.

.

0 Comentário