Após intervenção, Igreja de São Benedito pode ser reaberta ao público de Valença do Piauí
Na tarde desta sexta-feira (25), o padre Wanderley Morais esteve acompanhando a conclusão da obra de restauração da Igreja de São Benedito, em Valença do Piauí. A visita contou com a presença do diretor do Centro Histórico de Valença, Dr. Paiva Igreja, do advogado Mauro Lima Verde, da arquiteta responsável pela intervenção, Marina Veloso Lima Verde, além de representantes da Confraria do Divino, Dr. Carlos e sua esposa Lígia, do historiador Antônio José e da senhora Amparo Isidório.
A restauração teve como foco principal o arco-cruzeiro, elemento arquitetônico que separa a nave da capela-mor da igreja. A intervenção foi necessária após o Ministério Público firmar um Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TAC) com o padre Wanderley Morais, em razão de uma modificação realizada no arco que contrariava as normas da Lei Municipal nº 952/2002, que trata do tombamento dos prédios históricos do município.
Após ser notificado, o padre, com o apoio do Dr. Paiva Igreja e de uma comissão técnica, deu início ao processo de correção e restauração do arco, que agora foi finalizado. Os trabalhos foram conduzidos sob a responsabilidade técnica da arquiteta Marina Veloso Lima Verde, respeitando os critérios de preservação do patrimônio histórico.
Com a obra concluída, o próximo passo será comunicar oficialmente o Ministério Público, que fará uma inspeção no local. Somente após essa vistoria será definida a possível reabertura da Igreja de São Benedito, uma das mais antigas do Piauí, cuja construção remonta ao ano de 1727.