Valença do Piauí, 21 de jan, 2026

Francinópolis encerra 9ª edição do Festival Cultural com grande celebração da cultura nordestina

A Prefeitura de Francinópolis realizou, com grande sucesso, a 9ª edição do Festival Cultural 2025, celebrando as raízes e tradições do povo nordestino. O evento foi marcado por dois dias de intensa programação e participação popular, encerrando-se com chave de ouro.

As atividades começaram na sexta-feira (25) com o Arraiá Social, que encantou o público presente. Grupos atendidos pelos programas da Assistência Social do município subiram ao palco com apresentações emocionantes. Crianças, adolescentes, jovens e idosos demonstraram talento e empolgação, conquistando a plateia que lotou o espaço do evento.

A secretária de Assistência Social, Socorro Bandeira, comemorou o desempenho dos grupos:

“São crianças, adolescentes, idosos e jovens que são atendidos pelo serviço de convivência, pelos programas sociais. É o momento de inclusão e de descobrir os talentos, e os talentos estão aí, fazendo bonito e fazendo com que a gente se orgulhe de cada um deles”, destacou.

No sábado (26), foi realizada a grande noite do Festival Cultural, reunindo sete grupos juninos de destaque no cenário estadual: Luar do São João (Teresina), Água de Cacimba (Água Branca), Chapéu de Palha (Teresina), Amor Junina (Elesbão Veloso), Verde e Amarelo (Picos), Arraiá da Princesa (Floriano) e Chamego Bom (Jaicós).

Após as apresentações, o Grupo Cultural Amor Junina, de Elesbão Veloso, foi o grande vencedor da competição. O segundo lugar ficou com o grupo Verde e Amarelo, de Picos, seguido pelo Luar do São João, de Teresina, que conquistou o terceiro lugar.

O secretário de Cultura, Renato de Sousa, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento:

“Com o apoio que temos da Prefeitura de Francinópolis, realizamos um grande evento. A cada ano, esse festival vem se superando. Em 2025, concluímos mais uma edição desse projeto tão importante, que valoriza a cultura do nosso povo, a cultura junina. Só temos a agradecer a toda a equipe, às secretarias e ao nosso prefeito Dr. Antônio Luiz pelo apoio”, afirmou.

O ex-prefeito Paulo Cézar, responsável pela criação do festival durante sua gestão em 2017, também destacou o crescimento e a consolidação do evento:

“É a nona edição do festival, já é uma tradição aqui em Francinópolis. Vem lá de 2017, no meu primeiro ano de mandato, e o Dr. Antônio Luiz está dando continuidade porque a população gosta. Este ano foram sete quadrilhas participantes, o que mostra que, a cada ano, o festival cresce em credibilidade, atraindo cada vez mais grupos juninos”, frisou.

A idealizadora do projeto, secretária de Educação Eliane Morais, celebrou o sucesso da edição deste ano:

“De todas as edições, essa foi a maior. Foram sete quadrilhas inscritas, um sucesso de público e de festival. Celebrar essa cultura nordestina que a gente não pode deixar morrer. Fechamos com chave de ouro porque tudo deu muito certo, como foi planejado”, destacou.

Presente em todas as etapas do evento, o prefeito Dr. Antônio Luiz ressaltou a importância do festival para a cultura local e reafirmou o compromisso da gestão com a valorização das manifestações culturais:

“Com o apoio do vice-prefeito Chico da Celi, das secretarias e da população que lotou as arquibancadas nos dois dias, nossa gestão continuará incentivando este e outros eventos culturais. A cultura é um patrimônio do nosso povo e merece ser apoiada e celebrada”, afirmou.

Veja as fotos e os vídeos das duas noites do festival.

.

Primeira Noite

.

0 Comentário