Valença do Piauí, 13 de dez, 2025

Valença do Piauí dá início à campanha Agosto Lilás com capacitação sobre Lei Maria da Penha

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, a cidade de Valença do Piauí deu início à programação da campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. A abertura aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com uma capacitação voltada a professores sobre a aplicação da Lei Maria da Penha no ambiente escolar.

A formação foi ministrada pelo juiz da comarca de Valença, Dr. José Sodré, e contou com a presença da promotora de Justiça Dra. Débora Aragão e da secretária municipal de Comunicação, Mauricélia Sousa, entre outras autoridades.

Durante o evento, o juiz José Sodré destacou a importância de levar o tema para dentro das escolas:

“Sem dúvida nenhuma, essa capacitação dos formadores de opinião, como os professores, é importante sobre esse tema, uma vez que a mudança estrutural que é necessária para combater a violência doméstica e familiar contra a mulher passa pela conscientização de todos. E ali na escola é importante que já se coloque essa percepção de que esse é um tema muito relevante para a sociedade”, afirmou o magistrado.

O juiz também chamou atenção para os casos de descumprimento das medidas protetivas previstas pela lei:

“Se porventura o agressor descumprir, imaginemos aqui uma situação que é muito comum: a proibição de se aproximar da mulher a menos de duzentos metros. Se ele se aproximou, ele estará naquele momento em flagrante delito cometendo um crime. E o que a mulher deve fazer, ou aquele que está vendo essa situação, é ligar para o 190, ligar pra Polícia Militar e, caso caracterizada de fato essa situação, conduzirá aquele que está descumprindo a medida protetiva em flagrante delito pra delegacia, pra que sejam adotadas as providências necessárias.”

A promotora Débora Aragão também falou sobre o aumento no número de denúncias de violência doméstica, destacando que isso não necessariamente indica um crescimento nos casos, mas sim uma maior conscientização da população:

“Às vezes, a gente pensa assim: ‘Ah, mas está aumentando o número de feminicídio, o número de violência doméstica’. Mas também, hoje, mais pessoas estão procurando a Justiça, mais pessoas estão reconhecendo situações de violência doméstica. Então, tem aumentado a informação. Antes, um vizinho via uma pessoa sendo agredida e não fazia nada. E, hoje em dia, um vizinho pode e deve chamar a polícia e muitos casos chegam na Justiça por esse meio. E isso faz aumentar os índices de processos aí pode até parecer que está aumentando a violência, mas não está. Está aumentando a punição desses casos”, afirmou a promotora.

Já a secretária de Comunicação, Mauricélia Sousa, aproveitou a ocasião para convidar toda a sociedade a participar da programação do Agosto Lilás em Valença. Ela reforçou que as mulheres não estão sozinhas:

“É importante reafirmar que as mulheres não estão sozinhas e que podem procurar a rede de proteção, que em Valença está bem estruturada para atender essa mulher que necessite desse apoio” disse Mauricelia que convidou a todos para os próximos eventos dias 6 e 7 de agosto.

0 Comentário