Terapeuta ocupacional de Valença participa de formação em seletividade alimentar em Belo Horizonte
A Terapeuta Ocupacional Luciana Martins, do Instituto Integrar de Valença do Piauí, participou em Belo Horizonte, nos dias 11, 12 e 13 de setembro, de uma formação especializada em Seletividade Alimentar, um transtorno que impacta diretamente no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida das crianças e suas famílias.
Luciana Martins destacou a importância dessa capacitação. “A complexidade da seletividade alimentar exige uma capacitação pelos profissionais que atuam nesse contexto com intervenções baseadas em ciências, protocolos avaliativos individuais e práticas centrados na família”, explicou.
Ela acrescentou que o problema vai além do diagnóstico de autismo, embora seja mais comum nesse público.
“Muitos estudos apontam uma maior incidência em crianças com Autismo, mas esse não é um comportamento exclusivo do TEA. Fatores sensoriais, práticas familiares, cultura e até fatores emocionais podem impactar no repertório alimentar. E aí é justamente onde é fundamental a avaliação de um profissional capacitado para identificar e tratar o transtorno alimentar juntamente com a família”, pontuou.
De acordo com a terapeuta, sua atuação atual já envolve o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que apresentam seletividade alimentar. “Essa formação veio dar suporte científico, com protocolos avaliativos e planos terapêuticos que irão favorecer ainda mais na terapia alimentar, expandir o raciocínio clínico, escuta qualificada, intervenções qualificadas e conhecimentos atualizados com evidências mais recentes”, ressaltou.