João Vicente reforça Progressistas e pode disputar vaga no Senado
O ex-senador João Vicente Claudino oficializa, nesta quinta-feira (25), sua filiação ao Progressistas (PP). A solenidade será realizada às 11h, na sede do partido em Teresina, com a presença do senador e presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, além de outras lideranças do partido.
Nos bastidores, a chegada de João Vicente já movimenta o cenário político. Há especulações de que ele poderá disputar o cargo de senador, especialmente se houver viabilidade da candidatura de Ciro Nogueira à vice-presidência na chapa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Outra possibilidade seria a de João Vicente assumir a suplência de Ciro, caso o líder progressista não consiga consolidar seu espaço em âmbito nacional.
O Progressistas já definiu o nome da ex-deputada federal Margarete Coelho como pré-candidata ao Governo do Estado. A sigla também articula a formação de uma bancada competitiva para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e para a Câmara Federal.
Outro fator que pode impactar diretamente as articulações é a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a aplicação dos dados do Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE, para redefinir o número de cadeiras no Legislativo. Com a nova contagem, o Piauí perderia vagas de 30 para 24 deputados estaduais e de 10 para 8 deputados federais. A medida, se confirmada, tende a acirrar ainda mais as disputas por espaço nas chapas proporcionais.
