Inhuma perde Maria de Odila, figura marcante do carnaval e da memória cultural da cidade
A cidade de Inhuma amanheceu mais triste nesta quinta-feira (25) com a notícia do falecimento da senhora Maria Mercês de Morais, carinhosamente conhecida como Maria de Odila, uma das personalidades mais marcantes da história local.
Aos 94 anos, ela faleceu em Picos, onde estava internada em decorrência de complicações da idade e da diabetes, enfermidade que chegou a exigir a amputação de parte de uma de suas pernas.
Proprietária do tradicional estabelecimento Ferro Velho, Maria de Odila ganhou reconhecimento na cidade não apenas pelo trabalho, mas também pela alegria e irreverência, que deram origem ao bloco carnavalesco Ferro Velho, criado por ela na década de 1960 e que se tornou um dos mais famosos da região.
O jornalista Leonardo Barbosa relembrou com carinho como surgiu a tradição:
“Toda segunda-feira de carnaval ela botava as meninas que trabalhavam com ela no estabelecimento dela, pra fazer o bloco passando pela feira da cidade, aquela feira livre que ainda hoje existe, que é feita nas segundas-feiras. Aí ela pegava um sanfoneiro, um zabumbo e um triângulo e ao invés de tocar forró eles tocavam as marchinhas de carnaval era bem interessante e aí o tempo foi passando e o poder público foi incentivando e colaborando, ajudando pra ficar mais incrementado o bloco.”
Leonardo acrescentou ainda. “Era uma pessoa muito querida aqui pela cidade” lamentou o jornalista.
