Valença do Piauí, 10 de fev, 2026

Incêndio em Aroazes já queimou 94 km² e segue causando medo e destruição

Incêndios de grandes proporções tiram o sono de moradores de Aroazes (a 219 km de Teresina), com registro de mais de 94 km² de áreas destruídas. Moradores que conversaram com o Cidadeverde.com relatam situação de descontrole em determinada região, com fogo chegando próximo a residências. 

A secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lilia Santana, informou que a situação do fogo em Aroazes ainda exige alerta. 

“A brigada está atuando em combate a um incêndio que começou na região da casa nova (propriedade da serra negra), desde então já são estimados mais de 94,44km² quadrados queimados”, disse. 

A secretária informou que o incêndio está se alastrando nas localidades Barro, Amolar, Lagoa do Barro, São José e Novo Aroazes. 

“A brigada tem prioridade o combate nas proximidades das residências. Devido à cidade ser rodeada de serras a muita dificuldade de acesso, mas temos lutado para combater onde é possível”, disse Lilia Santana.

Segundo ela, a brigada de incêndios florestais conta com ajuda da Força Nacional, que por meio da operação Guardiões do Bioma 2025 tem prestado esse apoio no combate. 

“O GCIFs é comandado pelo tenente Hamylton, e o apoio tem sido de grande importância na atuação desse combate que se alastra há muitos dias”.

Ela disse ainda que o incêndio iniciado na Casa Nova também corre em sentido ao município de Pimenteiras.

“Recebemos informações que a brigada local também tem atuado em combate as chamas. Seguimos em alerta, monitoramento e combate, pois ainda a muitos focos ativos”, disse a secretária. 

Fonte: cidadeverde.com

0 Comentário