Valença do Piauí, 07 de dez, 2025

Francinópolis se prepara para a 7ª edição da Feira Literária com novidades para a comunidade

A cidade de Francinópolis se prepara para viver mais uma grande celebração da literatura. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realiza nos dias 12 e 13 de dezembro a 7ª edição da Feira Literária, evento que já se tornou uma tradição no calendário cultural do município e é aguardado por toda a região. A programação será realizada na Praça Antônio Sobrinho, conhecida como Praça do Bambu.

Homenagem ao cartunista Jota A e novidades na programação

A secretária municipal de Educação, Eliane Moraes, falou com entusiasmo sobre o evento e destacou o homenageado deste ano. “Nós vamos agora para a nossa sétima edição da Feira Literária, nós temos o homenageado desse ano, o cartunista Jota A, inclusive, ele vai estar aqui no município na próxima semana, que é aquele momento do contato dos alunos com o homenageado”, disse.

Eliane anunciou ainda uma novidade especial: a abertura da feira para autores da comunidade que desejam lançar seus próprios livros. “Uma novidade para esse ano, a gente vai abrir para a comunidade que quiser lançar seu livro, e hoje a gente teve a confirmação aqui do lançamento do livro do doutor Gilson, o auditor do TCE, que hoje está fazendo um trabalho juntamente com a primeira dama do estado, e ele já confirmou aqui, o lançamento desse livro dele, que é o resultado do doutorado dele, que trata basicamente da intersetorialidade e dentre outros.”

Tradição literária e ampliação de espaços culturais

A secretária explicou que o evento vem crescendo a cada edição e promete ainda mais atividades em 2025.

“Além daquele que já é clássico, que já é tradição, as produções dos alunos, a gente vai fazer, a tarde de autógrafos, esse ano a gente quer implementar mais, então essas ações elas continuam e a gente vai ampliar mais, a gente vai estar pensando em outros espaços também mais lúdicos, enfim, então a edição desse ano tem tudo pra ser a edição”, destacou.

Com sete anos de realização contínua, a Feira Literária se consolidou como um dos principais projetos culturais e educacionais de Francinópolis, integrando diversas ações da rede municipal de ensino.

Culminância de projetos e valorização dos alunos

Eliane Moraes destacou a importância da feira como culminância de projetos educacionais, especialmente do Campeões de Leitura, que se tornou lei municipal.

“A ideia da feira literária é que a gente culmine todos os projetos, sendo que o projeto campeão de leitura que foi criado através de lei, a culminância dele é na feira literária, onde lá a gente faz aquele momento de premiação, de valorização da produção dos alunos, e tem esse momento da parte de autógrafo, a gente pega as melhores produções e faz o lançamento. Então, fecha com chave de ouro”, ressaltou, lembrando também das entregas das medalhas das Olimpíadas e outras ações educativas.

Expectativa para uma edição histórica

Encerrando, a secretária reafirmou o convite à comunidade e expressou a expectativa de que esta seja a maior edição já realizada.

“Nós vamos promover a nossa sétima edição da Feira Literária tendo o J.A. como homenageado desse ano e eu tenho certeza que esse ano vai ficar na história bem maior do que as anteriores, então estão todos convidados e convidadas”, concluiu.

A Feira Literária de Francinópolis promete reunir estudantes, educadores, escritores e leitores em um grande encontro de arte, cultura e conhecimento, reforçando o compromisso do município com a valorização da educação e da leitura.

0 Comentário